O defensor público geral do Estado, Ricardo Paiva, prestigiou nesta terça-feira (21), a solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro. Na ocasião, também foi empossado o novo corpo diretivo do Tribunal. A cerimônia foi realizada na sede do TCE-AM, no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus e foi transmitida ao vivo pelas redes sociais do órgão.
O conselheiro Érico Desterro retorna ao comando da Corte de Contas nove anos depois ter exercido o mesmo cargo. Ele foi eleito como novo presidente do TCE-AM em novembro deste ano para presidir o órgão pelos próximos dois anos (biênio 2022-2023), tendo como vice-presidente a conselheira Yara Lins dos Santos. Na ocasião, o conselheiro Ari Moutinho foi oficializado como corregedor-geral e o conselheiro Josué Cláudio Neto como ouvidor-geral.
Ao deixar o cargo de presidente, o conselheiro Mário de Mello, assumiu automaticamente a presidência da Escola de Contas.
“Possuímos muitos desafios a enfrentar, com dilemas, e que exigem soluções que envolvem aspectos éticos, normativos e tecnológicos. Devemos aprimorar mecanismos de integridade institucional de forma a angariar crescente respeito e reconhecimento social. A modernidade do controle está, a meu ver, na conjugação de dois principais fatores: investimento em tecnologia e abertura à sociedade”, destacou o novo presidente do TCE-AM.
Érico Desterro passou a integrar o quadro de conselheiro da Corte de Contas em 2006. Foi presidente do Tribunal em 2012 e 2013. No biênio 2008-2009 ocupou o cargo de corregedor-geral, e no seguinte (2010-2011), foi vice-presidente. O conselheiro ainda esteve na coordenação da Escola de Contas Públicas, nos anos de 2014 e 2015.
Fotos: Florêncio Mesquita/DPE-AM