Membros e servidores da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participaram, na manhã desta segunda-feira (31), de sessão solene em alusão ao Mês da Defensoria e ao Dia da Defensora e do Defensor Público, comemorado em 19 de maio. O evento foi realizado pela Câmara Municipal de Manaus.
A sessão foi proposta pelo vereador Luís Augusto Mitoso Júnior em reconhecimento aos serviços prestados pela DPE-AM à sociedade amazonense. Na ocasião, houve a entrega de diplomas de Honra ao Mérito aos defensores e servidores da DPE-AM.
“Essa é uma homenagem mais do que justa. Tenho certeza que enquanto Defensores Públicos, todos têm feito ações de grande importância para a vida dos cidadãos. Prova disso são os mais de 1.500 atendimentos realizados entre 2020 e 2021. No momento em que vivemos a crise sanitária mais gritante, a instituição segue se aperfeiçoando e fortalecendo ações para melhor atender a população na capital e no interior”, ressaltou Mitoso, em seu discurso.
O defensor público geral do Amazonas, Ricardo Paiva, recebeu do parlamentar placa em homenagem ao Dia Nacional do Defensor Público. Em sua fala, Paiva relembrou das ações em prol das famílias afetadas pela enchente, realizadas com o apoio da CMM.
“Agradeço pela homenagem. A Câmara tem se colocado ao lado da população e encaminhado políticas públicas. Nesse período em que vivemos, ficou evidente a importância do papel dos Defensores Públicos. Nós podemos dizer que a Defensoria Pública do Estado do Amazonas salvou vidas nessa pandemia, e isso é motivo de muita alegria”.
A solenidade contou com a presença do subdefensor geral Thiago Rosas e das defensoras e defensores públicos, Maurílio Casas Maia, Dâmea Mourão, Rafael Barbosa (virtualmente), Nairo Cordeiro, Theo Eduardo Costa, Christiano da Costa, Caroline Braz, Melissa Borborema (virtualmente), Hélvia de Castro, Rodolfo Lôbo e Arlindo Gonçalves.
O defensor público Arlindo dos Santos Neto, que coordena o Núcleo de Defesa da Saúde da DPE-AM e preside a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amazonas, expôs em seu discurso, a importância do reconhecimento da instituição, sobretudo seu crescimento no interior.
“A Defensoria procurou se reinventar nesse momento delicado, no qual identificamos mais injustiças e mais pessoas necessitadas de acesso ao atendimento. A Defensoria já se encontra sediada em cidades no interior e precisamos reconhecer o crescimento da instituição ao longo dos anos. Hoje estamos mais fortes do que nunca e isso se deve ao aumento de orçamento por parte do Poder Público para a Instituição”, concluiu o defensor.
O evento, que teve formato híbrido seguindo os protocolos de prevenção da Covid-19, contou ainda com a participação do procurador-geral do Município, Marco Aurélio Choy, do procurador-geral de Justiça do MPE-AM, Alberto Rodrigues do Nascimento (virtualmente), e dos servidores da DPE-AM Rudson Fernandes Nunes (Administração), André de Souza Alves (Comunicação), Caroline Ortiz Simonetti (Planejamento) e Vladya Catherine Pascarelli Oliveira (Financeiro), que receberam da Câmara Municipal de Manaus diploma de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados à sociedade.
Fotos: Clóvis Miranda/ DPE-AM