O defensor público geral do Amazonas, Ricardo Paiva, o subdefensor geral, Thiago Rosas, e o coordenador de Projetos e Programas da DPE-AM, defensor Rodolfo Lôbo, se reuniram nesta sexta-feira (16), com o secretário de educação, Luis Fabian Barbosa, para alinhar parcerias em projetos de educação em direitos para alunos da rede pública estadual. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc), localizada no bairro Japiim 2, Zona Sul de Manaus.
A parceria deve ser desenvolvida por meio do projeto Defensor Mirim, que tem como foco formar estudantes conscientes sobre direitos básicos e fundamentais. “A conscientização de direitos básicos, temas como violência domésticas e violência contra os idosos serão tratados por meio de palestras e outras atividades. Acredito que é possível alcançar muitas pessoas, inclusive mudar esse panorama dentro de casa”, explicou o defensor geral Ricardo Paiva.

O secretário de Educação considera o projeto Defensor Mirim como uma alternativa promissora para o desenvolvimento de uma consciência jurídica. “Esse projeto da Defensoria é de suma importância para o desenvolvimento de nossos alunos porque foca nos direitos fundamentais e básicos do cidadão. Os currículos escolares não focam mais nessas matérias, então é com muita alegria que recebemos essa proposta de projeto que vamos desenvolver em conjunto para enriquecer nossos alunos”, destacou Luis Fabian.
Na reunião, a Defensoria e Seduc colocaram em pauta outros projetos para serem alinhados com foco na educação de professores e também para atender a estrutura do novo Ensino Médio que terá organização curricular mais flexível.
Fotos: Clóvis Miranda/DPE-AM