Defensoria prestigia posse da nova desembargadora do TJ-AM

O subdefensor-geral do Amazonas, Thiago Rosas, participou nesta terça-feira (6) da cerimônia de posse da nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho. A magistrada assumiu a vaga pelo critério do Quinto Constitucional, dispositivo que prevê o preenchimento de um quinto das vagas dos tribunais, entre eles os estaduais, por advogados e membros do Ministério Público. Na cerimônia, Thiago Rosas representou o defensor geral, Ricardo Paiva, que está em viagem ao interior do Estado.

O subdefensor-geral parabenizou a magistrada pela ascensão e relembrou sua participação em movimento da DPE-AM voltado para os autistas. “A Defensoria Pública estará sempre de portas abertas para criar parcerias e trabalhar em conjunto com o TJ/AM. Relembro da sua fala bem contundente, cobrando políticas públicas para os autistas, isso foi marcante. Eu me alegro hoje pelo seu compromisso pelos mais pobres e carentes, pois cabe a nós dar voz a essas pessoas”.

Emocionada, a desembargadora relatou os motivos que a fizeram trilhar a carreira jurídica, em seu discurso de posse. “Sempre pulsou em mim, um coração cheio de paixão pela justiça social e de compaixão por aqueles que são privados pelos seus direitos mais básicos da vida digna e de uma sociedade mais justa e liberta de preconceitos”.

Experiência

Vânia Marinho possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), especialização em Legislação Ambiental, Direito Civil e Processo Civil e mestrado em Direito Ambiental Penal. A promotora ingressou no MP em 1998, trabalhou nas Comarcas de Tefé e Silves, também na 44.ª Promotoria de Justiça perante a 1.ª Vara da Fazenda Pública Municipal; na 18.ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e na 52.ª Promotoria de Urbanismo.

Fotos: Raphael Alves/TJ-AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo