O defensor público-geral, Ricardo Paiva, deu posse a mais cinco novos servidores e servidoras aprovados em concurso público nesta sexta-feira (22). A cerimônia de posse foi realizada na sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), localizada na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus. Os novos servidores e servidoras reforçarão o atendimento da DPE-AM na capital.
Tomaram posse Tereza Cristina Mota dos Santos Pinto – analista jurídica; Thiago Aparecido Coutinho – assistente técnico administrativo; Diego Cardoso de Barros – assistente técnico administrativo; João Victor Pará Marinho – assistente técnico administrativo e Juliana Mieko Rodrigues Oka – analista jurídica.
Em seu discurso, Ricardo Paiva destacou que uma instituição forte se faz com pessoas fortes, capazes, preparadas e que a Defensoria não se faz só de membros, mas de todos, para se levar uma instituição mais humanizada à população. “Acho que esse é nosso papel, de estar ao lado dos assistidos. Vocês que entram hoje entendam que nosso papel é servir ao público. A Defensoria tem um missão muito bonita, mas ela é mais bonita porque temos a oportunidade de todos os dias ajudar uma pessoa”, afirmou.
Tereza Cristina representou os servidores em seu discurso. “É um momento ímpar, uns ingressando e outros dando continuidade ao trabalho da Defensoria, de atender aos mais necessitados”, disse. “Fomos agraciados pela oportunidade de nos dedicarmos a uma causa e fazer dela nosso sustento”, acrescentou.
Além do defensor geral, participaram da posse o diretor da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam), Rafael Barbosa, e o chefe de gabinete, Nairo Aguiar.
Nairo afirmou que as histórias dos novos servidores vão somar com a Defensoria e auxiliar na missão de levar justiça e direitos aos que não possuem nem esperança. Para Rafael, é preciso lembrar de “colocar aqui o coração, para fazer o assistido ser bem atendido, pois é disso que ele precisa”.
Texto: Márcia Guimarães
Fotos: Evandro Seixas/DPE-AM