O defensor público geral do Estado, Ricardo Paiva, prestigiou nesta quinta-feira (18) a cerimônia de entrega da Medalha Ruy Araújo ao desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior. O evento foi realizado no Plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). A medalha é a mais alta honraria concedida pelo parlamento estadual, que reconhece as personalidades de destaque que prestam relevantes serviços à sociedade nas esferas política, jurídica ou cultural.
Ao falar sobre a concessão da comenda, Paiva disse que considera a homenagem justa e ressaltou que o desembargador Lafayet tem uma longa caminhada no Tribunal de Justiça do Amazonas.
“Esses reconhecimentos são importantes, sobretudo pela atuação. Ele vem de um trabalho brilhante de algum tempo e tem sido alguém que sempre tem atenção especial nos pleitos da Defensoria, claro, sempre respeitando a imparcialidade que lhe é peculiar. A homenagem é mais que justa e, para mim, é uma honra estar aqui”, afirmou.
Ao receber a homenagem, o desembargador agradeceu a presença de seus pais e familiares e afirmou que este é um memorável. “Subir aqui para receber esta homenagem significa que os anos de magistratura não foram em vão. E jamais foi fácil. Conheci de perto todas as dificuldades dos juízes que moram nas comarcas do interior.
Foram justamente essas experiências que me deram as minhas melhores qualidades, que penso que são a humildade e a capacidade de me colocar no lugar do jurisdicionado”, disse.
Lafayette ressaltou ainda a trajetória de sua família no Direito e no Judiciário, com o exemplo de seu pai, de quem leva o nome e agradeceu pelo apoio de sua equipe no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Álvaro Campelo (PV) e subscrita por diversos deputados e deputadas. A sessão de entrega da medalha foi presidida pelo deputado Serafim Corrêa (PSB).
“Para mim, é um prazer inenarrável conceder a você essa honraria. É fácil, em razão do seu currículo robusto, diante da sua postura ética e de uma índole de não se conformar com as injustiças. Como pessoa, um ser humano afável, amigo companheiro e de um coração enorme”, destacou Campelo.
A deputada Alessandra Campêlo (MDB), uma das parlamentares que subscreveram a proposta de homenagem, também ressaltou a carreira jurídica do desembargador, mas também a figura humana. “Sempre que um homem tem algumas mulheres fortes na sua vida, esse homem tem um bom resultado”, disse, entendendo a homenagem às mulheres da família do magistrado.
Participaram da cerimônia representantes dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário e de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM) e a Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon).
Texto: Márcia Guimarães
Fotos: Evandro Seixas/DPE-AM