As obras de reforma do Núcleo Criminal da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) estão em ritmo acelerado. A previsão de entrega é para o final de outubro. A reforma visa a retomada dos atendimentos presenciais na unidade, além de oferecer mais segurança para assistidos e servidores, melhores condições de trabalho e mais vagas de estacionamento. A unidade está localizada na Avenida Umberto Calderaro Filho, n° 678, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus.
“É uma unidade que esteve fechada por muito tempo. Estamos trabalhando na reforma deste espaço para ele voltar a funcionar. Essa unidade agora conta com estacionamento, coisa que nós não tínhamos. Nós refizemos toda a parte elétrica, que foi toda elevada. Os aparelhos de ar-condicionado serão reinstalados e, além disso, vamos contar com segurança 24 horas por dia, explica o defensor público-geral, Ricardo Paiva.
As obras na unidade do Núcleo Criminal vão ao encontro da visão de futuro da atual gestão da Defensoria, que consiste em ampliar, fortalecer e consolidar o atendimento da instituição em todo o Estado. Para Paiva, o principal intuito é a melhoria no atendimento prestado à população. “Tudo isso para que a gente possa levar um serviço de qualidade, garantindo que a população que precisa de uma defesa no processo penal tenha um local onde possa buscar o seu atendimento”, afirmou.
O defensor público Messi Elmer, coordenador do núcleo, se disse feliz e ansioso pelo retorno do atendimento presencial. “Atualmente temos por volta de 36 colegas atuando na área criminal e a maneira de a gente se contrapor a um processo criminal é ter uma defesa técnica. Essa defesa técnica é o que a Defensoria Pública disponibiliza ao cidadão”, disse.
O projeto arquitetônico básico, as especificações técnicas e memoriais descritivos foram elaborados pela Diretoria de Arquitetura e Engenharia. Estão sendo realizados serviços, como demolições e retiradas e instalação de grade externa, de esquadria e divisórias. Também está sendo realizada a reforma do forro, instalação de rede elétrica e de estrutura de combate a incêndio, além de pintura.
Destaca-se ainda na reforma da unidade a ampliação da unidade, que consiste em um prédio complementar que se conectará ao já existente e que será edificado nos fundos, com pilotis para garantir a quantidade mínima de vagas de estacionamento, mais dois pavimentos, com elevador para garantir acessibilidade, conforto e segurança, não só aos defensores e servidores administrativos, como principalmente ao público.
Texto: Márcia Guimarães
Vídeo: José Augusto Souza/DPE-AM