Na ExpoJud, a Defensoria do Amazonas apresenta o case “Utilização de IA para categorização de atendimentos da DPE”
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) apresenta nesta quarta-feira (7), durante a 1ª edição da ExpoJud USA, o case “Utilização de IA para categorização de atendimentos da DPE”. O evento busca destacar a participação das instituições públicas da Justiça Brasileira em discussões sobre inovações tecnológicas.
Representada no evento pelo Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, pelo defensor público e chefe de gabinete, Bruno Soré, e pelo diretor de Tecnologia da Informação, Nickollas Jesus, a DPEAM vai apresentar uma solução que visa otimizar o processo de agendamento do atendimento ao categorizar de forma mais assertiva, trazendo uma melhor experiência para o assistido.
A 1ª ExpoJud USA, que acontece na University of Central Florida, em Orlando (EUA), reúne instituições públicas da Justiça Brasileira e especialistas internacionais para debater as mais recentes tecnologias que permeiam o panorama jurídico.
De acordo com diretor Nickollas Jesus, a ferramenta desenvolvida pela Defensoria do Amazonas consiste em realizar, por meio de Inteligência Artificial (IA), a leitura dos relatos do assistido, através do serviço de agendamento e, assim, categorizar a sua área de atendimento de forma assertiva reduzindo a necessidade de reagendamentos.
“Com esta ferramenta, a IA realiza o entendimento do problema do assistido e realiza categorização desse atendimento, direcionando para o agendamento específico da sua área. Se for um problema relacionado à área de família, a IA identifica que é um problema desta área, qual o tipo de ação sugerida juntamente com uma breve explicação, depois direciona para uma conversa com Defensoria da Família, por exemplo”, explica.
De acordo com o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, a DPE-AM busca mesmo com os ajustados recursos, investir em tecnologia de ponta.
“É injusto que os avanços tecnológicos se concentrem nas bolhas dos mais abastados do nosso Estado. Esse é apenas um dos projetos que conectam o futuro às populações mais vulneráveis e dá o protagonismo necessário para fecharmos parcerias e buscarmos recursos extraorçamentários”, enfatizou.
ExpoJud USA
A 1ª Edição do ExpoJud USA ocorre de 5 e 9 de agosto na University of Central Florida. O evento é encontro internacional focado exclusivamente na transformação digital do setor da justiça, que reúne líderes e tomadores de decisão para compartilharem conhecimentos, explorarem tecnologias emergentes e discutirem as melhores práticas para preparar.
A programação inclui temas como inteligência artificial, proteção de dados, segurança da informação, nuvem e infraestrutura, além de tecnologias exponenciais que estão transformando o panorama jurídico global.
Texto: Karine Pantoja
Foto: Márcio Silva