A inauguração das novas instalações está prevista para o final do primeiro semestre de 2023.
As obras da nova unidade da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) em Itacoatiara já estão com 45% dos trabalhos executados, entre eles, a fundação, posicionamento dos contêineres, pintura antiferrugem, estrutura da cobertura, como telhamento, contra-piso e o piso dos contêineres.
A inauguração das novas instalações está prevista para o final do primeiro semestre de 2023. A expectativa é que as atividades da Defensoria, no Polo do Médio Amazonas, ganhem mais agilidade e também proporcionem aos assistidos maior conforto durante os atendimentos.
“A Defensoria tem aumentado o número de atendimentos em todo o estado e isso requer ampliação da sua estrutura física e capacidade administrativa, para trazer mais tranquilidade na dinâmica do atendimento que é realizado. A construção de novas unidades, especialmente nos nossos interiores, tem como fim levar mais dignidade e cidadania a essas populações”, afirma o defensor público geral, Ricardo Paiva.
Números
Desde a inauguração, em março de 2018, o Polo do Médio Amazonas já contabilizou mais de 77 mil atendimentos na sede, em Itacoatiara, e também nos municípios vizinhos – Itapiranga, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba.
Com aproximadamente 102 mil habitantes, Itacoatiara é a terceira capital mais populosa do Amazonas e a Defensoria, por sua vez, recebe uma alta demanda, tanto da sede do município quanto do entorno.
Cerca de 70% da procura por atendimento são para tratar de questões relacionadas à área de família e registro público, mas também são atendidas solicitações sobre direito do consumidor, fundiário, posse e propriedade, além de reclamações contra a fornecedora de energia elétrica local.
“A nova unidade vai proporcionar mais comodidade, especialmente para pessoas com deficiência e aquelas com dificuldade de mobilidade”, afirmou a coordenadora do polo, defensora Bruna Farias.
Texto: Giovanna Andrade/ André Alves
Foto: Divulgação DPE-AM