A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou, nesta segunda-feira (28), da cerimônia de posse de três novos juízes substitutos de carreira do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM). O defensor público Nairo Aguiar compôs a mesa de honra, representado a Defensoria.
Os magistrados foram empossados pela presidente em exercício do TJAM, desembargadora Carla Reis, em sessão solene realizada de forma virtual com transmissão pelo canal do YouTube. Os novos juízes substitutos Eunilton Alves Peixoto, Nilo da Rocha Marinho Neto e Michael Matos de Araújo reforçarão a atuação do órgão no interior do estado.
Em seu discurso de posse, o novo membro do TJAM, Eunilton Alves Peixoto, 50, destacou a beleza natural e a cultura amazônica como inspiração para desempenhar seu trabalho.
“Estamos vivendo um momento de alegria e satisfação ao integrar o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, no cargo de magistrado, que é de alta responsabilidade, onde teremos experiências de vida pessoais e profissionais nas mais diversas regiões do Amazonas, estado este de beleza ímpar e de uma geografia peculiar. Conviveremos com a diversidade do modo de vida do povo amazonense, com a cultura e os hábitos dos povos indígenas e ribeirinhos. Sendo assim, no desempenhar de nossas funções deveremos proporcionar a distribuição de justiça, objetivando a pacificação social de conflitos”.
O juiz também agradeceu a família e revelou que graças a luta e incentivo de seus pais, conseguiu realizar o sonho de seguir na carreira da magistratura. “Meus pais sempre foram exemplos concretos de honradez, honestidade, perseverança e humildade. Agradeço também a minha esposa que esteve ao meu lado desde a época da seleção para entrar na faculdade de direito”, disse emocionado.
Participaram do evento, o ministro do Tribunal de Contas da União, Raimundo Carreiro, o presidente da Associação dos Magistrados (AMAZON), Luís Marcio Albuquerque, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Piauí, José Ribamar de Oliveira, o procurador do município, Marco Aurélio Choy, entre outras autoridades.
Desde a homologação do resultado do certame, em 13 de junho de 2017, o concurso público para juízes substitutos de carreira já resultou na nomeação de 57 novos magistrados para atuação no 1.º Grau do judiciário amazonense, seguindo a ordem de classificação no certame.