Defensoria Pública do Amazonas divulga resultado final do 5º concurso para membros da instituição

Na imagem vemos um sala de aula de uma universidade, onde candidatos estão fazendo as provas da 2ª fase do concurso da Defensoria
Após a homologação, a Defensoria estará apta a iniciar as nomeações e posses de novos Defensores e Defensoras, que vão reforçar a atuação no interior

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) publicou, nesta sexta-feira (5), o resultado final do 5º concurso para membros da instituição. A lista com os nomes está disponível no Diário Oficial Eletrônico da DPE-AM, no link https://diario.defensoria.am.def.br/wp-content/uploads/2026/02/Edicao_2589-2026__publicada_em_06_fevereiro_de_2026.pdf

Após a homologação, a Defensoria Pública estará apta a iniciar as nomeações e posses de novos Defensores e Defensoras. Os empossados ingressarão como Defensores e Defensoras de 4ª Classe e vão de reforçar o quadro da Defensoria do Amazonas no interior do Estado. 

De acordo com o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, o ingresso de novos profissionais qualificados é um passo decisivo para ampliação da presença da DPE-AM. “E para assegurarmos que o acesso à justiça seja uma realidade para quem mais precisa”, acrescenta.  

Para ele, o resultado final é o marco de um novo capítulo para a instituição e para a vida de cada aprovado. “Recebemos agora reforços preparados para a nobre missão de defender o povo amazonense, fortalecendo nossa estrutura para chegarmos ainda mais longe”, concluiu Rafael Barbosa. 

“É muito gratificante ver esse concurso chegar ao fim com êxito. Esse resultado reflete o empenho diário de muitos servidores e membros que se dedicaram para que todo o processo fosse conduzido com seriedade e responsabilidade, almejando sempre o fortalecimento da Defensoria Pública do Amazonas”, destaca o chefe de gabinete da Defensoria Pública Geral, Bruno Soré. 

Sobre o concurso 

Com edital publicado em 21 de março de 2025, o 5º concurso para Defensora e Defensor Público do Amazonas teve provas escritas objetivas realizadas em 15 de junho e as dissertativas, em 18 de agosto. As provas orais foram realizadas entre os dias 21 e 23 de novembro. 

Realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), o concurso prevê preenchimento inicial de 10 vagas, podendo novas vagas serem preenchidas conforme a conveniência e a disponibilidade orçamentária da DPE-AM pelos aprovados remanescentes. Atualmente, há cerca de 80 vagas em aberto. 

O certame terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da DPE-AM. 

Texto: Luciano Falbo 

Fotos: Divulgação/DPE-AM 

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo