Defensoria Pública e prefeitura firmam parceria para instalação de uma unidade em Urucurituba

Posto de Atendimento Avançado será a 34ª unidade da instituição no interior, o sexto do modelo de parcerias com municípios

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e a Prefeitura de Urucurituba deram início às tratativas para a construção da 34ª unidade da instituição de defesa dos vulneráveis no interior. Nesta terça-feira (3), o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, recebeu na sede DPE-AM, em Manaus, o prefeito Leôncio Tundis.

Durante a reunião, o projeto de parceria para instalação de um Posto de Atendimento Avançado (PAV) foi apresentado ao gestor municipal, que confirmou interesse e deu início ao processo para assinatura de um acordo de cooperação.

“Iniciamos 2026 com foco no interior. Tivemos uma reunião muito produtiva com o prefeito de Urucurituba e, em breve, a Defensoria montará uma unidade no município”, adiantou o Defensor Geral.

“É muito importante que a Defensoria Pública esteja em todos os municípios e hoje estamos dando mais um passo nesse processo de interiorização. Agradeço ao prefeito Leôncio por receber a nossa proposta e, de prontidão, ele já disse que tem todo o interesse em ter a Defensoria em Urucurituba”, acrescentou Rafael Barbosa.

O prefeito disse que já está tomando providências para disponibilizar um local para a instalação da unidade “para fazer a inauguração o mais breve possível”. Conforme o prefeito Leôncio Tundis, ter um local fixo para fazer atendimento diariamente vai gerar benefícios à população urucuritubense.

“Pelo termo de cooperação que vamos fechar, vamos ceder um local e um servidor para atuar nessa unidade juntamente com o servidor indicado pela Defensoria, onde trabalharão juntos. E, dependendo da necessidade, esse quadro poderá ser ampliado”, explicou o prefeito.

“Deixamos aqui o nosso agradecimento ao nosso doutor Rafael por ter escolhido o município de Urucurituba para fazer esse posto de atendimento da Defensoria. Com certeza, isso aí vai trazer benefícios à população de baixa renda, que tem a dificuldade de conseguir esse atendimento jurídico, que a Defensoria vai oferecer de forma gratuita”, completou Leôncio Tundis.

Além do Defensor Geral e do prefeito e sua equipe, participaram da reunião o 2º Subdefensor Público Geral, Marco Aurélio Martins, e o chefe de gabinete do 2º Subdefensor Geral, o defensor Nairo Aguiar Cordeiro, que vão dar andamento ao processo para a realização do acordo.

Sobre Urucurituba

Município da Calha do Médio Amazonas, Urucurituba tem uma população estimada de 25,9 mil pessoas e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,588 (baixo), segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) mostram que, em janeiro deste ano, 4.713 famílias atendidas pelo programa federal Bolsa Família.

Texto: Luciano Falbo
Fotos: Luiz Felipe/DPE-AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo