Pular para o conteúdo

Defensoria Pública reforça participação de jurisdicionados na pesquisa de avaliação do TJAM

Instituição estimula a população atendida a colaborar com levantamento que avaliará o funcionamento do Judiciário do Amazonas e subsidiará melhorias nos serviços prestados à sociedade

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) está incentivando a participação de cidadãos atendidos pela instituição na 2ª edição da Pesquisa de Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A iniciativa tem como objetivo atualizar dados sobre a experiência da população com a Justiça e contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados.

Segundo informações do CNJ, a pesquisa é voltada a pessoas que acessaram a Justiça nos últimos cinco anos, além de integrantes da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Advocacia. O levantamento será feito de forma on-line, voluntária, entre 14 de outubro e 14 de novembro de 2025, e aborda temas como acesso à Justiça, tramitação processual, efetividade dos serviços jurisdicionais, comunicação, tecnologia, acessibilidade e garantia de direitos.

A Defensoria Pública atua como canal de divulgação da pesquisa junto à população atendida, informando sobre a importância da participação e orientando sobre o acesso ao formulário.

Nesse contexto, a Defensoria demonstra o compromisso em articular com demais instituições do sistema de Justiça, garantindo que a voz do cidadão seja ouvida e que políticas públicas e serviços jurisdicionais possam ser constantemente aperfeiçoados.

Formulário

A pesquisa, que já contou com mais de 11 mil participantes na edição de 2022, terá agora perguntas atualizadas sobre serviços recentes, como a consulta unificada de processos pelo Jus.Br, e inclui perguntas abertas, que permitem aos respondentes detalhar suas percepções.

Os dados coletados servirão de base para o planejamento de melhorias e para o alinhamento das ações estratégicas do TJAM, em consonância com a Resolução CNJ 325/2020, que estabelece a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026.

Além do ambiente virtual, o TJAM disponibilizou 50 banners em todas as unidades judiciárias, com o objetivo de facilitar o acesso à pesquisa, garantindo que o público externo possa participar mesmo sem familiaridade com plataformas digitais. A Defensoria contribui na orientação sobre o preenchimento e na divulgação junto aos atendidos presencialmente.

Para participar, os interessados podem acessar o formulário pelo link: https://forms.gle/4Y8G1vfzDjAkYudHA.

Texto: Ed Salles
Foto: Divulgação

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo