Serão oferecidos atendimentos nas áreas de família e proteção da mulher, com orientações sobre direitos, medidas de proteção, e acesso aos serviços jurídicos
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio da unidade de Coari, realiza no próximo dia 25 de outubro, em parceria com o curso de Direito da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), uma ação de assistência jurídica gratuita voltada à população, com foco especial em mulheres e famílias. O evento acontece das 8h às 12h, na sede da Fametro, localizada na Avenida do Futuro, Estrada do Aeroporto, em frente à Defensoria Pública.
Serão oferecidos atendimentos nas áreas de família e proteção da mulher, com orientações sobre direitos, medidas de proteção, e acesso aos serviços jurídicos disponíveis no município. O público será atendido por ordem de chegada, mediante distribuição de senhas.
Segundo o defensor público Thiago Cordeiro, responsável pela unidade de Coari, a ação integra a programação do Outubro Rosa e fortalece a missão da Defensoria na defesa dos direitos das mulheres.
“O objetivo é ampliar o alcance da orientação jurídica, principalmente, em temas ligados à família e à proteção da mulher. Quanto mais levarmos informação e esclarecimento, mais protegidas estarão as mulheres do nosso município”, afirmou.
Ainda conforme o defensor, a parceria permite aproximar os estudantes de Direito da realidade social e do funcionamento da instituição. “É uma oportunidade para que conheçam de perto a atuação da Defensoria e despertem o interesse em integrar a instituição futuramente, seja como estagiários, residentes ou membros”, completou.
Juntos pela educação
De acordo com a coordenadora do curso de Direito da Fametro Coari, Bárbara Menezes, a iniciativa busca aproximar a universidade da comunidade local, promovendo um aprendizado prático aos alunos e fortalecendo o compromisso social da instituição.
“O nosso propósito é levar o conhecimento jurídico para além da sala de aula, de forma acessível e transformadora. A parceria com a Defensoria é fundamental, porque ela representa a voz dos vulneráveis e o acesso efetivo à justiça”, afirmou.
Durante a ação, além dos atendimentos jurídicos, o público poderá participar de workshops de empreendedorismo feminino, voltados à geração de renda por meio do artesanato, e usufruir de serviços de beleza e bem-estar, como corte de cabelo, manicure, pedicure e massagem.
O evento também é um espaço de conscientização sobre os direitos das mulheres e os diferentes tipos de violência. “Queremos que essas mulheres conheçam seus direitos e saibam que podem e devem buscar ajuda. Muitas vezes, o primeiro passo para sair da vulnerabilidade é a informação”, disse.
Serviço
Local: Sede da Fametro – Avenida do Futuro, Estrada do Aeroporto, em frente à Defensoria Pública de Coari;
Data: 25 de outubro;
Horário: 8h às 12h;
Atendimento: por ordem de chegada, mediante senha;
Serviços: orientação jurídica nas áreas de família e proteção da mulher, workshops e atividades de bem-estar.
Texto: Ed Salles
Foto: Divulgação