As atividades serão realizadas na sede da Defensoria com estudantes da Fametro, Ufam e Boas Novas, em três edições nos dias 17, 20 e 21 de outubro
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esudpam), realiza novas edições do projeto #PartiuDefensoria nos dias 17, 20 e 21 de outubro. A iniciativa tem o objetivo de aproximar estudantes universitários da atuação da instituição e promover o diálogo sobre direitos, vulnerabilidades e a missão constitucional da Defensoria.
A primeira atividade ocorrerá nesta sexta-feira (17/10), com os alunos da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), no auditório da sede da DPE-AM, a partir das 8h30. Na segunda-feira (20/10), será a vez da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com início às 14h, e na terça-feira (21/10), o encontro será com a Faculdade Boas Novas, a partir das 9h.
Durante as três edições, o defensor público Helom Nunes, diretor da Esudpam, vai conduzir um bate-papo sobre “Acesso à Justiça e a missão constitucional da Defensoria Pública”. O encontro é marcado por um formato interativo que incentiva o diálogo entre os participantes, permitindo que os estudantes tirem dúvidas e conheçam de forma prática o papel da instituição na defesa dos direitos humanos e na promoção do acesso à Justiça.
Segundo o defensor público Helom Nunes, o #PartiuDefensoria representa um espaço de formação e conscientização social. Ele explica que o projeto busca inspirar os futuros profissionais do Direito a compreenderem a Defensoria Pública como instrumento de transformação da realidade.
“Quando falamos com os estudantes, estamos formando uma geração de operadores do Direito mais sensível às desigualdades. A Defensoria é um espaço que acolhe e representa, mas também ensina sobre empatia e compromisso com quem mais precisa”, afirmou.
Edições anteriores
O projeto já foi realizado em outras instituições de ensino superior neste ano, entre elas a Faculdade La Salle Manaus. Nesta edição, o encontro reuniu dezenas de acadêmicos que conheceram as áreas de atuação da Defensoria e participaram de um debate sobre os desafios da assistência jurídica gratuita em um estado com dimensões continentais como o Amazonas.
A ação faz parte do calendário permanente da Esudpam, que tem priorizado a ampliação do diálogo entre a Defensoria e as universidades. O projeto visa fortalecer a formação cidadã dos estudantes, aproximando a prática jurídica da realidade das populações vulneráveis atendidas diariamente pela instituição.
Programação
17 de outubro – Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) – Auditório da sede da DPE-AM – 8h30
20 de outubro – Universidade Federal do Amazonas (Ufam) – Auditório da sede da DPE-AM – 14h
21 de outubro – Faculdade Boas Novas – Auditório da sede da DPE-AM – 9h
As atividades são gratuitas e voltadas a estudantes dos cursos de Direito e áreas correlatas. As inscrições são feitas por meio de solicitações das instituições interessadas na Esudpam.
Texto: Ed SallesFoto: Divulgação/DPE-AM