Ação que abordou o combate à desinformação e à prática de golpes virtuais segue com programação até o fim de outubro
Atenção, aprendizado e troca de experiências marcaram a palestra e oficina sobre segurança digital promovidas pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), nesta terça-feira (14), voltadas exclusivamente para pessoas idosas. A atividade abordou o combate à desinformação e à prática de golpes virtuais, reunindo dezenas de participantes no auditório do Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus.
O evento integra a Operação Virtude, ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que promove atividades de conscientização e fortalecimento da rede de proteção da pessoa idosa. Com o tema “Por mais segurança no mundo virtual”, a iniciativa buscou orientar o público sobre o uso seguro das redes sociais e aplicativos de mensagens, além de apresentar os principais tipos de golpes e estratégias de prevenção no ambiente digital.
De acordo com o defensor público Marcelo Pinheiro, a ação está em consonância com a lei municipal de 2022 que instituiu as duas primeiras semanas de outubro como período dedicado à educação digital da pessoa idosa.
“Essa palestra vai ao encontro da lei que prevê ações de prevenção e educação digital, para que a pessoa idosa tenha um manancial de conhecimentos e evite cair em golpes tão comuns no mundo virtual. É preciso compreender que o idoso também faz parte desse universo e deve ser respeitado, receber cuidados e, principalmente, ser incluído com dignidade”, destacou Pinheiro, que é coordenador do Núcleo de Atendimento e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa (Nuappi).
O defensor explicou que, embora o avanço tecnológico traga inúmeros benefícios, também aumenta a vulnerabilidade desse público. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de pessoas com 60 anos ou mais que utilizam a internet subiu de 24,7% em 2016 para 62,1% em 2022 — o que contribui para o aumento das fraudes e golpes direcionados a essa faixa etária.







“A vulnerabilidade da pessoa idosa no mundo virtual vem crescendo, porque a tecnologia muda muito rápido. Muitas vezes, o idoso usa um celular antigo não por falta de recursos, mas por se sentir mais seguro. Essa limitação no uso das ferramentas digitais acaba tornando-os vítimas preferenciais na sociedade conectada”, disse.
Olhar de quem aprendeu
A iniciativa foi aprovada pela aposentada Lidinalva Pinheiro, de 75 anos, participante da oficina. Ela contou que o marido foi vítima de um golpe recentemente e ressaltou a importância de ações educativas como esta.
“Ontem mesmo, meu marido caiu em um golpe. Um escritório de advocacia mandou mensagem se passando por um advogado e cobrou dinheiro dele. Esse tipo de palestra é muito importante para alertar sobre essas situações”, afirmou.
A idosa Maria Valdeida, de 79 anos, também participou da atividade e relatou que já enfrentou diversas tentativas de fraude.
“Muita coisa que ele falou tirou minhas dúvidas, porque já passei por vários golpes. Uma vez, o golpista se passou pela minha filha pedindo dinheiro, mas percebi a farsa porque havia acabado de falar com ela”, contou. Satisfeita com o aprendizado, ela reforçou a importância da conscientização.
“Agora vou ficar mais atenta. Moro sozinha e nem sempre tenho alguém por perto para me ajudar, então quanto mais palestras eu assistir, ensinando o que é certo e o que é errado, melhor para mim”, completou.
Continuidade
“A Operação Virtude vem justamente para mostrar à sociedade que o envelhecimento atual é diferente do de antes. Hoje temos pessoas idosas com autonomia, saúde e vontade de aprender — e é nosso papel garantir que elas sejam incluídas nesse mundo tecnológico com segurança”, explicou o defensor ao destacar que a iniciativa segue durante todo o mês de outubro.
Confira a programação:
17/out – Palestra no Bairro Colônia Antônio Aleixo;
20/out – Centro de Mídias na SEDUC;
22/out – Dia D da operação Virtude;
25/out – Palestra e atendimento jurídico na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
Texto: Aline Ferreira
Fotos: Marcus Bessa/DPE-AM