Pular para o conteúdo

Estudantes de escolas indígenas participam de palestras do projeto ‘Defensoria nas Escolas’

Atividades aconteceram nas escolas municipais São Sebastião e Areal, em Santa Isabel do Rio Negro

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio da Escola Superior (Esudpam), apresentou, nesta terça-feira (30/09), o projeto “Defensoria nas Escolas” para estudantes das escolas municipais São Sebastião e Areal, em Santa Isabel do Rio Negro, distante 846 quilômetros de Manaus. Os alunos receberam palestras sobre direitos fundamentais e Constituição.

Na comunidade do Areal, as equipes da Defensoria e da Prefeitura do município foram recepcionadas pelos alunos e professores com um canto de boas-vindas entoado em Baniwa, a língua materna da comunidade, que também foi traduzido para o português.

O defensor público e diretor da Esudpam, Helom Nunes, destaca que essas ações só foram possíveis devido à parceria com a Prefeitura do município.

“Tivemos uma conversa muito boa com alunos, crianças, estudantes do EJA e pessoas das comunidades onde essa mensagem da ‘Defensoria nas Escolas’ pode ser levada e isso só foi possível graças a parcerias, como a que tivemos com a Prefeitura de Santa Isabel do Rio Negro, para que possamos construir cidadania com os povos da floresta”, pontuou o defensor público.

Segundo Elionete Sanchez, secretária municipal de Administração de Santa Isabel do Rio Negro, a Defensoria demonstrou que, mesmo nas distâncias mais remotas, existem direitos a serem preservados.

“A Defensoria está fazendo um papel fundamental, vindo nas escolas rurais e mostrando a importância do conhecimento dos direitos que os alunos possuem, que eles têm direito de estudar, de ter uma casa e ter uma boa vida. Estamos à disposição para ajudar a levar conhecimento para nossa população”, afirmou a secretária.

Para Arlinton Silva, de 15 anos, a experiência foi importante e o ensinou sobre seus direitos fundamentais.

“Foi muito bom aprender sobre meus direitos com o pessoal da Defensoria. Aprendi que tenho direito à moradia, alimentação e educação. Também aprendi que a democracia é a vontade da maioria respeitando as minorias”, explicou o aluno.

As atividades da Defensoria nas Escolas foram realizadas para 62 pessoas, entre estudantes, professores e comunidade em geral e continuam no município de Santa Isabel do Rio Negro até esta quarta-feira (1ª/10).

Texto e fotos: Junio Matos – DPE/AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo