Programação no município acontece até esta quarta-feira (01/10) e alcançará todas as unidades de ensino, incluindo escolas indígenas
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), através da Escola Superior (Esudpam) e em parceria com a prefeitura municipal de Santa Isabel do Rio Negro, realizou mais uma edição do projeto “Defensoria nas Escolas” para 57 estudantes da Escola Municipal Tenente Brigadeiro Eduardo Gomes, em Santa Isabel do Rio Negro (distante 846 quilômetros de Manaus). A atividade, que consiste em palestras educativas, teve como foco apresentar aos adolescentes noções sobre direitos fundamentais, a Constituição Federal e o papel da Defensoria Pública como instituição garantidora do acesso à justiça para a população mais vulnerável.
Segundo o defensor público Helom Nunes, diretor da Esudpam, esta ação do projeto teve um alcance de 100% dos alunos de nono ano da cidade de Santa Isabel.
“Fazer o ‘Defensoria nas Escolas’ já é um momento de construção de cidadania, só que ele se torna mais relevante e ganha um brilho especial quando a gente está em Santa Isabel da Rio Negro, uma cidade tão longínqua, que teve esse cuidado da prefeitura em nos chamar para conversar com os alunos. Na cidade de Santa Isabel tem apenas uma escola de ensino municipal e aproveitamos para conversar com todas as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, então a gente conseguiu ter um alcance de 100% dos alunos da 9ª série da cidade”, afirmou Helom Nunes.
“A gente acredita que esse é um passo de cidadania, de construção, de compreensão e da possibilidade de contribuir para a cidade. A partir de amanhã, vamos para a zona rural”, completou Helom Nunes.








Para Mirlene Gonçalves, gestora da Escola Municipal Eduardo Gomes, o conhecimento de direitos e deveres é fundamental para o conhecimento dos alunos.
“Defensoria nas Escolas é um projeto de suma importância, pois trouxe uma visão sobre direitos fundamentais e deveres que nossos alunos precisavam conhecer e agora podem levar para suas comunidades e famílias”, disse a diretora.
O estudante André Levy, 14, participou da palestra e respondeu corretamente todas as perguntas feitas durante a atividade. Agora ele pretende levar o que aprendeu para toda sua família.
“Eu aprendi sobre meus direitos fundamentais e sobre Constituição, e a partir de agora vou multiplicar essas informações para meus familiares”, relatou o estudante.
Sobre o projeto
O projeto “Defensoria nas Escolas” é uma iniciativa da Defensoria do Amazonas voltada à promoção da educação em direitos e à disseminação de informação jurídica para estudantes da rede pública de ensino, a partir do 9º ano. A iniciativa tem como objetivo formar alunos conscientes e atuantes, com o intuito de serem multiplicadores de cidadania, por meio do conhecimento de seus direitos fundamentais e da compreensão do papel institucional da Defensoria Pública.
Em Santa Isabel do Rio Negro, até quarta-feira (1º/10), a iniciativa chegará a mais quatro escolas, com a equipe da Defensoria realizando palestras para escolas indígenas do município.
Texto e fotos: Junio Matos/DPE-AM