Evento preparatório foi realizado por organizações indígenas e contou com a participação da ministra Sônia Guajajara
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou, nesta terça (16) e quarta-feira (17), da Pré-COP30 Parente – Etapa Rio Negro, realizada em São Gabriel da Cachoeira, que contou com a presença da ministra dos Povos Indígenas (MPI), Sônia Guajajara.
O encontro, realizado na Casa do Saber da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), é uma etapa preparatória das lideranças indígenas locais para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP), que será realizada em novembro deste ano em Belém (PA).
“Foi muito gratificante receber o o convite e importante a nossa presença nesse evento, majoritariamente indígena. A Defensoria está intrinsecamente conectada com as diretrizes e os objetivos do evento: estruturar a participação indígena na COP 30, esperando-se ser a maior participação indígena na história das COPs”, destacou o defensor público Marcelo Barbosa, que participou dos dois dias do encontro.
O evento foi uma oportunidade para discussões sobre financiamento climático, mercado de carbono, fortalecimento da economia indígena e governança territorial, além temas como o Marco Temporal e a expansão de empreendimentos sobre os territórios indígenas.



A Pré-COP30 em São Gabriel da Cachoeira, na região do Alto Rio Negro, reuniu lideranças indígenas, autoridades e representantes da sociedade civil organizada. Integraram os debates, além do MPI e da FOIRN, a Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (APIAM), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), entre outras organizações.
Texto: Luciano Falbo
Foto: Divulgação/DPE-AM