Durante reunião, foram propostas rodas de escuta com os pais, mães e pessoas com TEA cadastradas e mutirão de atendimentos jurídicos
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, nesta segunda-feira (11/08), uma visita institucional ao Instituto do Autismo de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus), para alinhar estratégias de atuação conjunta voltadas à defesa dos direitos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O defensor público Pedro Pereira foi recebido pela direção do Instituto e, na reunião, foram apresentadas demandas e possibilidades de colaboração. Como resultado, foram propostas rodas de escuta, previstas para o fim de agosto e início de setembro, com pais, mães e pessoas com TEA cadastradas; e realização de um mutirão de atendimentos jurídicos específicos para esse público, com data a ser definida.
De acordo com o defensor, a roda de escuta é um momento para ouvir e compreender as principais necessidades das famílias e pessoas com TEA. “A partir dessa escuta, poderemos atuar judicial e extrajudicialmente para buscar soluções concretas”, explicou Pedro Pereira.



Mutirão de atendimentos
O mutirão de atendimentos vai ser realizado no Instituto do Autismo de Tefé e voltado exclusivamente às pessoas cadastradas, contemplando questões jurídicas relacionadas a pessoas com TEA. A previsão é que sejam distribuídas de 20 a 30 fichas, de acordo com a disponibilidade da equipe da Defensoria.
O defensor também destacou a importância da atuação conjunta entre a DPE-AM e outros institutos.
“A importância da Defensoria Pública em espaços de instituições parceiras é enorme. Eu sempre acredito no diálogo interinstitucional: a Defensoria, sozinha, consegue alcançar alguns objetivos, mas não todos”, afirmou Pedro Pereira.
Texto: Aline Ferreira
Fotos: Divulgação/DPE-AM