Pular para o conteúdo

Defensoria entrega absorventes para projeto de dignidade menstrual desenvolvido por estudantes

Doações foram arrecadadas pela Escola Superior nas inscrições para processo seletivo de estágio

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esudpam), entregou, na manhã desta sexta-feira (18), os 73 pacotes de absorventes arrecadados durante as inscrições do último processo seletivo de estágio. O objetivo foi apoiar o projeto MBK (Mary Kenner Beatrice), desenvolvido por estudantes da Escola Estadual Gilberto Mestrinho, localizada na Zona Leste de Manaus, que promove a dignidade menstrual para alunas da rede pública.

A dignidade menstrual diz respeito ao direito de todas as pessoas que menstruam de terem acesso a produtos e condições adequadas de higiene. Essa garantia passou a ser política pública com a criação do Programa Dignidade Menstrual, que visa combater a pobreza menstrual e ampliar o acesso de meninas em situação de vulnerabilidade a itens básicos como absorventes.

Foi com base nesse direito que surgiu o MBK, projeto idealizado pela estudante Clísia Brito, de 17 anos. A iniciativa começou como uma ação entre alunas da escola e evoluiu para um projeto que discute a menstruação de forma aberta e promove atividades educativas com outras estudantes.

“O projeto MBK tem como objetivo romper com as barreiras e tabus acadêmicos entre as meninas da escola, e também o desconforto ao falar desse assunto, além de falar sobre o que é a dignidade menstrual, o direito delas terem acesso a esse recurso de higiene na própria escola e com isso promover a dignidade e o direito”, explicou Clísia, que está estagiando no Nudesa.

O projeto foi escolhido para receber as doações após a DPE-AM abrir espaço para a contratação de estagiários de nível médio. Ao conhecer a estudante, o defensor público Eduardo Dias identificou o potencial da iniciativa e propôs que a Escola Superior apoiasse diretamente a causa. “Ela me contou brevemente sobre o projeto e eu vi que era algo bastante interessante. Depois, conversamos com mais detalhes e percebi que era uma ação que poderia interessar a nossa Escola Superior”, disse.

A doação de absorventes como parte da inscrição no processo seletivo foi mais uma forma encontrada pela Esudpam de transformar a seleção em uma ação de conscientização e responsabilidade social. De acordo com o diretor da escola, defensor público Helom Nunes, a proposta é incentivar o compromisso com a cidadania entre os adolescentes e jovens que participam dos processos seletivos.

Nesse nosso último processo, nós inauguramos uma nova forma de contribuição dos nossos candidatos, que foi a doação de absorventes. Todo o material que a gente recebe na Esdupam sempre alcança um fim social, a grande missão da Defensoria Pública. Ao contribuir com um absorvente, rapazes são despertados a refletir sobre a importância da dignidade menstrual que não pode ser um desafio das meninas. Vencer a pobreza menstrual é uma luta de todos
Helom Nunes, defensor público

O projeto MBK pode ser acompanhado no Instagram pelo perfil @_mbk_oficial, onde são divulgadas as ações realizadas e as próximas atividades desenvolvidas pelas estudantes.

Quem quiser contribuir com doações ao projeto, poderá fazer levando doações à Esudpam que está disposta a auxiliar para que os absorventes cheguem a quem precisa por intermédio do Projeto MBK.

Texto: Aline Ferreira
Fotos: Junio Matos/DPE-AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo