Palestras abordam temas como atuação institucional, direitos dos estagiários, proteção de dados e suporte psicossocial
O Centro de Estágio Acadêmico da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza, nesta quinta (10) e sexta-feira (11), a terceira integração de estagiários e residentes de 2025. A atividade acontece no auditório da sede administrativa da DPE-AM, localizada na avenida André Araújo, bairro Aleixo, em Manaus.
A defensora Hélvia Castro, coordenadora do Centro de Estágio Acadêmico, explica que a integração é uma forma de a Defensoria dar boas-vindas aos novos integrantes. “É um momento de acolhimento, de dar boas-vindas aos novos residentes e estagiários, além de apresentar a Defensoria Pública aos novos integrantes”, afirma.
A programação foi dividida em dois dias. No primeiro, participaram todos os estagiários e residentes, inclusive das áreas administrativas. As atividades incluíram apresentações sobre o funcionamento da instituição, orientações sobre o programa de estágio e os direitos dos estagiários, além de temas como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sistemas internos, estrutura organizacional e saúde mental.
As palestras foram ministradas por servidores e colaboradores da instituição: Karen Alves (assessora do Centro de Estágio), Rudson Fernandes (diretor adjunto da Diretoria Geral), Luiz Henrique (assessor da DTI), Edineida Gato (diretora de Gestão de Pessoas) e Roberta Vieira (psicóloga).
A residente Maria Clara, de 22 anos, que atua em uma unidade do Juizado Especial Cível, participou da integração e compartilhou a experiência de estar na Defensoria. “Há um mês comecei a minha residência e tem sido muito enriquecedor. Tenho contato direto com os assistidos, escuto suas necessidades, e isso me faz olhar com mais empatia, que é necessária para a profissão”, disse.
Maria Clara ressaltou ainda a relevância da iniciativa para o processo de adaptação e conhecimento da instituição. “Esse evento de integração está sendo de suma importância porque, para nós que somos novos, é importante saber sobre o sistema, como funciona a Defensoria, tanto internamente quanto externamente na questão dos atendimentos, da comunicação. Então, esse momento está sendo importante também para conhecer as pessoas que estão chegando, assim como eu”, relatou.




O segundo dia da integração será realizado na sexta-feira e será voltado exclusivamente para residentes e estagiários de Direito. A programação inclui orientações práticas sobre o atendimento ao público e a atuação nas áreas de família, cível e criminal.
Texto: Aline Ferreira
Fotos: Brayan Ryker/DPE-AM