Sistema de Gerenciamento Integrado (SGI), desenvolvido pela DPE-AM, tem sido adotado por outras Defensorias como solução tecnológica eficiente, gratuita e colaborativa
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) vem se consolidando como referência em tecnologia no sistema de Justiça brasileiro. A instituição cedeu, de forma colaborativa e sem custos, seu Sistema de Gerenciamento Integrado (SGI) às Defensorias Públicas do Espírito Santo, Bahia e Paraná – uma iniciativa que reforça a atuação em rede das Defensorias Estaduais e fortalece a prestação de serviços à população.
Desenvolvido internamente pela equipe da DPE-AM, o SGI é uma plataforma multifuncional que reúne módulos voltados à gestão administrativa, de viagens, tramitação de processos internos, assinaturas eletrônicas, entre outras funcionalidades. A ferramenta tem se mostrado eficiente na otimização das rotinas internas e na melhoria do atendimento ao público.
“Esse tipo de colaboração entre Defensorias permite que todos avancem juntos. O SGI nasceu para resolver nossas próprias demandas, mas hoje já apoia outras Defensorias a superarem desafios semelhantes. Isso mostra o poder da tecnologia quando usada em rede e com foco no interesse público”, afirma Nickollas Jesus, diretor de Tecnologia da Informação da DPE-AM.
A Defensoria Pública do Espírito Santo foi uma das primeiras a se interessar pelo sistema. “Nós já conhecíamos o SGI e vimos nele uma solução robusta para muitos dos nossos desafios internos. Ao pedir a cessão do sistema, encontramos no Amazonas um parceiro disposto a colaborar. Esse ambiente de união fortalece não só as instituições, mas principalmente o atendimento à população que mais precisa”, destacou o defensor público e coordenador de TI da DPE-ES, Vitor Soares.
Bahia e PR aposta na tecnologia para melhorar gestão
Na Bahia, a parceria foi formalizada por meio de termo de cooperação. A coordenadora de sistemas Danielle Souza destaca que a implementação do SGI trará avanços significativos. “A ferramenta vai nos ajudar em áreas fundamentais, como gestão de passagens e assinaturas eletrônicas. A Defensoria do Amazonas é hoje uma das grandes referências nesse processo”.
O assessor de tecnologia da Defensoria do Paraná, Nicholas Moura, conheceu o SGI durante o Expojud, em Brasília, no ano passado, e logo viu o potencial de replicar a solução no seu estado. “Para instituições com poucos recursos, começar do zero é muito difícil. O SGI resolve muitas das nossas dores e, agora, estamos em fase de implantação. Essa troca é o que faz a diferença”.
Colaboração entre Defensorias garante avanços sem custos
A cessão do SGI faz parte de uma estratégia que une inovação, eficiência e solidariedade institucional. O sistema representa uma cultura de cooperação e de construção coletiva entre Defensorias de diferentes regiões do país.
“Um exemplo de como a inteligência pública pode, sim, andar de mãos dadas com a transformação digital, sempre com foco no que realmente importa: garantir acesso à justiça com dignidade e eficiência para todos”, reforçou o Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa.