Iniciativa busca mostrar como a atuação da DPE-AM transforma vidas e garante direitos a populações em situação de vulnerabilidade
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) disponibiliza o hotsite “Histórias que se Cruzam”, uma plataforma digital que apresenta narrativas de pessoas assistidas pela instituição em diversos municípios do Estado. O projeto tem como objetivo humanizar o trabalho da Defensoria, mostrando como a atuação jurídica e o acolhimento transformam vidas e garantem direitos a populações em situação de vulnerabilidade.
Disponível no link https://defensoria.am.def.br/historias-que-se-cruzam/, o hotsite é uma plataforma interativa que democratiza o acesso a essas histórias, reforçando a transparência e a conexão com o público, além de promover a conscientização sobre direitos humanos e cidadania.
A plataforma reúne as seguintes matérias jornalísticas:
Ex-detenta encontrou incentivo para retomada de vida profissional após atuação da DPE-AM;
Atuação da DPE-AM garante aumento de pensão alimentícia para cinco irmãos de Itacoatiara;
Mulher que sofria abusos conseguiu divórcio após 24 anos separada do ex-marido;
Com apoio da Defensoria Pública do Amazonas, casal realiza sonho e adota criança em Parintins;
Após sofrer bullying, jovem muda de nome com apoio da Defensoria;
Paciente oncológica obtém tratamento regular em plano de saúde após atuação da DPE-AM;
Com apoio da DPE-AM, homem trans consegue realizar mastectomia que havia sido negada por plano;
DPE-AM garante cirurgia cardíaca para homem que estava com 90% do coração comprometido.
Sobre o projeto
O projeto “Histórias que se Cruzam” surge como uma estratégia de comunicação humanizada, utilizando narrativas reais para demonstrar como a atuação dos defensores públicos transforma vidas e fortalece a acesso justiça de forma gratuita.
Ao apresentar relatos de assistidos, o projeto evidencia a importância da Defensoria Pública, mostrando que por trás de cada ação jurídica há histórias de superação, dignidade e cidadania.
Além disso, a iniciativa considera que o Amazonas possui particularidades geográficas e sociais que tornam o trabalho da DPE-AM ainda mais desafiador e relevante.
A atuação em comunidades remotas e ribeirinhas exige um esforço contínuo de adaptação e comprometimento por parte dos defensores públicos.
O projeto, portanto, também visa valorizar esses profissionais, destacando a dedicação e o impacto do trabalho em regiões com grandes dificuldades de locomoção.