Pular para o conteúdo

Defensoria do Amazonas leva educação em direitos para alunos de escola na Zona Norte de Manaus

Projeto ‘Defensoria nas Escolas: Construindo Cidadania’ realizou segunda aula para alunos do ensino médio da Escola Estadual Cid Cabral, ensinado sobre a Constituição Federal e noções básicas do Direito

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) realizou, nesta segunda-feira (14), a segunda aula do projeto “Defensoria nas Escolas: Construindo Cidadania” na Escola Estadual Cid Cabral da Silva, localizada no bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus. Alunos entre 14 e 16 anos assistiram a uma palestra com uma metodologia adaptada para esta faixa etária sobre a Constituição Federal e noções básicas do Direito.

A aula foi ministrada pelo defensor e diretor da Escola Superior da Defensoria Pública do Amazonas (Esudpam), Helom Nunes, que apresentou conceitos simples que ajudam a entender o funcionamento da nossa sociedade.

“A ideia de educação em direitos e cidadania não pode começar só quando a pessoa completa 18 anos ou quando ela tem um título eleitoral, a partir dos 16. A cidadania começa desde o momento que você chega ao mundo. E despertar isso nos alunos que estão estudando, com certeza mostra o quanto estamos comprometidos em gerar isso para uma sociedade melhor”, disse.

O cronograma de atividades da iniciativa prevê a visita a pelo menos 14 escolas públicas e particulares em Manaus, com quatro aulas para cada turma. Após ensinar sobre Constituição, diferentes defensores públicos voluntários levarão ainda conhecimentos sobre Sistema de Justiça, Direito da Criança e do Adolescente e haverá também palestras voltadas para os pais, sobre convivência familiar e parentalidade.

“A Escola Cid Cabral está muito feliz em receber a Defensoria. Hoje é o nosso segundo dia recebendo a equipe da Defensoria. Os alunos criaram uma expectativa, porque na primeira rodada veio um grupo de alunos e aí eles se comunicam, o que gerou a expectativa de novos alunos receberem também as informações. A Defensoria traz para os nossos alunos um tema que não é tão comum na sala de aula, que é construir a cidadania e a gente precisa falar dos direitos para os alunos”, destacou a diretora da escola, a professora Flávia Mendonça.

Para os alunos, essa foi uma manhã de muito aprendizado. Muitos deles nunca tinham sido apresentados antes às noções básicas do Direito como a função da Constituição Federal e nem mesmo o papel da Defensoria Pública.

“Antes eu não sabia o que era, agora eu estou sabendo por conta da aula que a gente teve hoje. A Defensoria Pública é a instituição que ajuda a defender as pessoas que não têm acesso à saúde, à educação, entre outras coisas”, disse a aluna Isabella Brasil, de 15 anos.

Alexander Vieira, de 14 anos, estudante do primeiro ano do Ensino Médio, acertou as perguntas no fim da aula e ganhou a sua primeira cópia da Constituição Federal. “Eu já tinha ouvido falar da Constituição pelos livros de história. Geralmente os professores falam algo parecido. Mas hoje, realmente, eu aprendi o que é. A Constituição é o conjunto de leis do povo, que também é o documento mais importante do país”, comentou.

Texto: Thamires Clair
Foto: Marcus Bessa/ DPE-AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo