Pular para o conteúdo

Em Parintins, Defensoria Pública participa de Sessão Especial para conscientização sobre o autismo

Evento ocorreu na última sexta-feira (4) na Câmara Municipal e contou com discurso da defensora pública Ana Sofia Pinheiro

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou, na última sexta-feira (4), da Sessão Especial em Alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo na Câmara Municipal de Parintins.

A convite do vereador Azamor Pessoa, autor da sessão, a defensora pública Ana Sofia Pinheiro representou a DPE-AM no evento, oportunidade na qual falou acerca do papel da Defensoria Pública no acesso a direitos para pessoas no espectro autista e suas famílias.

A defensora Ana Sofia Pinheiro destacou que a visibilidade ao autismo não deve se restringir a um dia ou a um mês:

“É preciso que essa pauta não fique restrita a nós nos vestirmos de azul, a nós usarmos o símbolo do quebra-cabeça, mas que nós estejamos lutando realmente para que os direitos sejam assegurados. É nesse contexto que a Defensoria Pública, enquanto parceira da comunidade, atua em favor dessa causa. Quando as políticas públicas funcionam, não precisamos acessar o Judiciário. Mas, em algumas situações, é necessária essa intervenção e a Defensoria Pública oferece assistência jurídica gratuita para aqueles que mais precisam”, disse.

A defensora Ana Sofia Pinheiro

Durante a fala, a defensora destacou os serviços que a Defensoria oferta a favor desse público, tais como a busca pela efetivação de políticas públicas de acessibilidade e o requerimento judicial de benefício de prestação continuada nos casos em que a negativa administrativa for indevida.

Ana Sofia Pinheiro enfatizou, ainda, a questão da curatela. “Nem todas as pessoas que estão no transtorno do espectro autista precisam ser interditadas, algumas delas são plenamente capazes de exercer todos os atos da vida civil sem nenhum auxílio. Mas algumas podem precisar de níveis diferentes de auxílio e esse auxílio pode se manifestar por meio de uma tomada de decisão apoiada ou mesmo da curatela, para que, enfim, elas possam acessar todos os direitos”.

Por fim, concluiu sua fala afirmando que a comunidade pode contar com a Defensoria na defesa dos direitos.

O evento também contou com a participação de especialistas, profissionais da saúde, educação e assistência social, representantes de associações, institutos, além de pessoas com autismo e seus familiares.

Compuseram a mesa das autoridades a presidente em exercício da Câmara, Márcia Baranda; o vereador Azamor Pessoa; o juiz Nilo Marinho; a defensora pública Ana Sofia; a secretária municipal de Educação, Gisele Soares; a secretária de Assistência Social, Zeila Cardoso; Bruna Teixeira, presidente do Instituto de Autismo de Parintins Isadora Tupinambá (IAPIN); a senhora Bianca Tavares, pessoa com autismo; e a senhora Antônia Matos, mãe de uma criança autista. Também participaram os vereadores Alex Garcia, Babá Tupinambá, Fábio Cardoso, Julvan Medeiros e Marcus Cursino.

Texto: Fernanda Moutinho
Foto: Divulgação/DPE-AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo