Pular para o conteúdo

DPE-AM participa de workshop de Desenvolvimento Colaborativo da DPCE para aprimorar serviços com o uso da tecnologia

Defensor Bruno Soré e diretores de Tecnologia da Informação participam do evento, que visa discutir a integração de novas tecnologias para aprimorar os serviços da Defensoria Pública, visando maior eficiência e qualidade no atendimento à população

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participa, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), do Workshop de Desenvolvimento Colaborativo, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Gerais (Condege).

Representam a DPE-AM, o defensor Bruno Soré, chefe de gabinete da Defensoria Pública Geral, o diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Nickollas de Jesus, e o diretor adjunto de Sistemas da DTI, Fábio Michel.

O evento, que acontece no auditório da sede da DPCE, em Fortaleza, tem como objetivo discutir a integração de novas tecnologias para aprimorar os serviços da Defensoria Pública, visando maior eficiência e qualidade no atendimento à população.

De acordo com a DPCE, cerca de 100 pessoas de todo o país se inscreveram para participar dos dois dias de programação. Na ocasião, defensores públicos e desenvolvedores de sistemas trabalharão juntos para encontrar soluções que modernizem desde os processos internos da Defensoria Público até a melhoria do acesso à justiça para os assistidos.

Para o defensor Bruno Soré, a participação da DPE-AM nesse evento é uma oportunidade estratégica. “O evento possibilita o contato direto com inovações tecnológicas e soluções desenvolvidas por outras defensorias, permitindo a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas que podem ser implementadas em nosso Estado”, destacou.

“Não podemos esquecer que a tecnologia tem se mostrado uma ferramenta essencial para aprimorar a prestação do serviço público, promovendo maior eficiência, acessibilidade e inclusão no atendimento aos assistidos. Nossa presença aqui fortalece o compromisso da DPE-AM com a modernização institucional, a otimização de processos e a busca por soluções inovadoras que possam impactar positivamente a Defensoria e a população amazonense”, acrescentou.

O diretor Nickollas de Jesus destacou a importância da troca de informações e conhecimentos e a ampliação da rede de contatos visando sempre melhorar os serviços oferecidos pela DPE-AM. “Esse é um workshop de desenvolvimento colaborativo, que está tratando as diversas iniciativas que as Defensorias estão desenvolvendo para que possa ser discutido e compartilhado. Então, estão sendo abordados aqui diversos assuntos, como o uso de inteligência artificial, sistemas utilizados pelas Defensorias, modelo de contratação e algumas soluções de fornecedores de tecnologia”, explicou.

Nickollas de Jesus participou do painel “Transcrição de Audiência por IA”. “Falamos de uma inteligência artificial que transforma o vídeo de uma audiência em texto, que pode ser utilizado pelo defensor para fazer um recurso, para fazer algum tipo de movimentação no processo, enfim, usar a tecnologia como ferramenta no dia a dia do trabalho”, disse.

“Nesse painel que intermediei, participaram representantes das Defensorias Públicas do Ceará, anfitrião do evento, Rio Grande do Sul e Paraná. Cada participante apresentou as iniciativas que vem desenvolvendo nas respectivas Defensorias. Foi conversado sobre o funcionamento, a construção, as contratações, os custos dessas soluções e os feedbacks dos usuários”, acrescentou.

“Estamos dialogando com outras Defensorias e verificando a viabilidade de levar alguma dessas soluções para o Amazonas”, adiantou.

A Defensora Pública Geral do Ceará, Sâmia Farias, ressalta que essa é uma oportunidade única de aproximar pessoas e ideias, “e isso é o que torna esse evento tão importante”. “Além de discutir como as novas tecnologias podem transformar nosso atendimento, estamos criando um espaço de colaboração e networking entre defensores e desenvolvedores, para que, juntos, possamos melhorar cada vez mais o acesso à justiça e oferecer um serviço mais humano e eficiente à população”, reforça.

Texto: Luciano Falbo, com informações da DPCE
Fotos: Divulgação/DPE-AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo