Ação ocorre após jogo amistoso entre a DPE-AM e o Tribunal de Contas do Amazonas
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou uma doação de brinquedos, alimentos e dinheiro para a Casa Beata Chiara Bosatta, que oferece acolhimento a meninas em situação de alta vulnerabilidade social, como resultado do Amistoso Beneficente entre a Defensoria do Amazonas e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), que aconteceu no último domingo, 8 de dezembro.
O defensor público Diêgo Luiz Castro, coordenador da ação, destaca que nessa segunda edição do evento, a Casa Beata foi escolhida por se manter apenas com doações. “A casa está funcionando há pouco mais de um ano e ainda não tem acesso aos projetos do Governo Estadual ou Municipal para acessar as verbas destinadas a este acolhimento institucional, então tem sobrevivido por doações de quem frequenta e de quem conhece os projetos. Conseguimos arrecadar em torno de quase 5 mil reais que foram destinados para a instituição”, disse.
O coordenador ainda explica que com as ações feitas pela instituição, o objetivo é possibilitar novos horizontes para tirar as crianças de uma certa vulnerabilidade ou delito que ela esteja sujeita a ter contato. “A casa é um projeto em que a paróquia Nossa Senhora das Graças administra acolhimento de crianças e adolescentes, inclusive acolhimento institucional, além de projeto de contraturno escolar e de refeitório para crianças, a fim de tirá-las da vulnerabilidade e tirá-las de uma possível ida para a rua, então a ideia desse projeto da igreja é proteger ainda mais essa criança dentro de todo o sistema de protetivo que a gente já tem desenhado no ECA”, concluiu.
O Padre Gaston Gabriel, da coordenação da Casa, esteve na sede da DPE-AM para receber os brinquedos arrecadados. Ele falou sobre a importância do trabalho da instituição, onde são realizadas diversas ações para as meninas que foram resgatadas da rua e vivem na instituição, como oficinas de artesanato, manicure, cabeleireiro, crochê e costura, além de reforço escolar. “Temos materiais específicos que são utilizados em cada uma dessas oficinas, e o artesanato, por exemplo, leva muito material. Com tudo isso e mais o custo de alimentação, das vestimentas, da manutenção da casa que nós temos, além das demais necessidades, todo esse recurso é bem-vindo e será investido para essas finalidades”, relata.
“Nós temos outro projeto muito grande, graças a Deus, que é um projeto de alimentação para mais de 600 crianças que todos os dias batem as portas de várias comunidades que temos lá na paróquia procurando o sustento. Então, vamos destinar esses brinquedos para essas famílias e estamos realmente muito agradecidos pela ação solidária sobretudo, para ajudar os que mais precisam, as crianças que estão nas periferias. Muito obrigado”, finalizou.
A Casa Beata Chiara Bosatta foi inaugurada em 24 de outubro de 2023 como uma iniciativa da Paróquia Nossa Senhora das Graças e da associação beneficente “O Pequeno Nazareno”, em resposta ao elevado índice de violação de direitos de crianças no bairro Colônia Antônio Aleixo. Segundo dados da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (SEMASC), mais de 80% das crianças em situação de trabalho infantil em toda a cidade de Manaus residem no bairro.
O perfil da área de abrangência da Casa inclui predominantemente crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos em “situação de rua” e/ou afastados do convívio familiar por medida judicial devido a situações como trabalho infantil, mendicância, violência sexual, consumo de álcool e outras drogas, violência intrafamiliar, ameaça de morte, sofrimento ou transtorno mental, racismo e encarceramento dos pais, entre outros.
Texto e Foto: Fernanda Moutinho