Em Eirunepé, Defensoria do Amazonas participa de inauguração do novo prédio da coordenação local da Funai

Unidade atenderá aos povos das Terras Indígenas Vale do Javari, Kulina do Médio Juruá, Kanamari do Rio Juruá, Mawetek e Cacau do Tarauacá

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou da inauguração do novo prédio da Coordenação Técnica Local (CTL) da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) no município de Eirunepé (a 1.159 quilômetros de Manaus).

Vinculada à Coordenação Regional (CR) Vale do Javari, a unidade vai atender aos povos das Terras Indígenas Vale do Javari, Kulina do Médio Juruá, Kanamari do Rio Juruá, Mawetek e Cacau do Tarauacá. A região é reconhecida por abrigar a maior concentração de grupos indígenas em isolamento voluntário no mundo.

A cerimônia de inauguração ocorreu no dia 29 de novembro e contou com a presença de uma comitiva da Funai, liderada pela presidente da fundação, Joenia Wapichana, além de lideranças indígenas e autoridades locais. Representando a DPE-AM, estiveram no evento os defensores públicos Renato Fernandes Neto e Vinicius Mariani.

A solenidade foi seguida por um cronograma de atividades destinadas à escuta das lideranças indígenas e seus principais pleitos, que foram discutidos posteriormente com representantes do poder público.

Nestes diálogos, os defensores públicos puderam apresentar à direção da Funai alguns dos desafios na prestação de assistência jurídica à população indígena de Eirunepé e endossar algumas demandas locais, como a contratação de mais intérpretes para atuação junto aos órgãos públicos que viabilizam o acesso a benefícios socioassistenciais, a instalação de uma Coordenação Regional específica para a região do Juruá e a instalação de uma casa de passagem indígena em Eirunepé.

“Além de prestigiar a cerimônia de inauguração da Coordenadoria Técnica Local, aproveitamos este contato direto com a direção da Funai para propor o apoio da instituição a ações coordenadas de assistência jurídica nas próprias comunidades, como a que ocorreu recentemente na região do Alto Marau, em Maués, e reforçar o pedido, já feito por outros órgãos públicos e pelas próprias lideranças indígenas, de atenção à situação da aguardada casa de passagem indígena de Eirunepé”, relatou o defensor Renato Fernandes Neto.

Sobre a Funai

A Funai opera 39 Coordenações Regionais (CRs) no Brasil, responsáveis por implementar ações de proteção aos direitos indígenas, etnodesenvolvimento e gestão ambiental e territorial. Vinculadas às CRs, as Coordenações Técnicas Locais ampliam o alcance da autarquia e qualificam a defesa dos direitos dos povos indígenas.

Na região do Vale do Javari, cinco CTLs estão sob a jurisdição da CR: Atalaia do Norte II, Atalaia do Norte III, Palmeira do Javari I, Palmeira do Javari II e Eirunepé. A Terra Indígena Vale do Javari é habitat dos povos Marubo, Matis, Kanamari, Kulina e Mayuruna, além de grupos de recente contato, como os Korubo e Tyohom Dyapa, e outros como os Kulina Madja, Kanamari e Deni.

Texto: Fernanda Moutinho, com informações da Assessoria de Comunicação da Funai
Foto: Divulgação/Funai

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo