Investigação de paternidade, curatela, adoção e correção de erros em certidões de nascimento e casamento foram alguns dos atendimentos realizados pela equipe de plantão
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou mais uma ação itinerante neste sábado (28), levando justiça e cidadania aos moradores do bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. A iniciativa permitiu que os cidadãos recebessem assistência jurídica sem precisar se deslocar para outras áreas da cidade. A ação fez parte da programação do “Agora é sábado”, promovido pela TV Norte.
Entre os serviços oferecidos estavam pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, guarda de menores, investigação de paternidade, curatela, adoção e correção de erros em certidões de nascimento e casamento.
Dona Celine Rodrigues, separada há 20 anos, aproveitou a oportunidade para resolver um problema antigo relacionado ao divórcio.
“Eu estou tentando resolver mesmo desde a época do coronavírus e não conseguia. Fiquei sabendo que a Defensoria estaria aqui e aproveitei para vir tirar dúvidas e a moça acabou vendo que tinha um erro no meu nome. Fui orientada, encaminhada e agora tô confiante que tudo vai resolver”, relatou Celine.
A cozinheira Carla Rodrigues também participou da ação para ajustar os documentos da filha.
“Fiquei sabendo dessa essa ação hoje, que ia ter troca de certidão para tirar a identidade e outras coisas, então, eu vim para trocar a certidão da minha filha. Acrescentar o nome do pai dela, pois na certidão dela só tinha o meu. Agora tá tudo certinho, fui bem atendida e foi tudo muito rápido.”
Acessível
Segundo Danilo Germano, defensor público e coordenador da Defensoria Itinerante, a iniciativa visa facilitar o acesso à justiça gratuita, descomplicando a vida de quem busca os serviços da DPE.
“Às vezes esse cidadão no corre-corre do dia a dia, nos seus afazeres diários, nos seus trabalhos, não tem um tempo específico para se deslocar até alguma sede da Defensoria Pública para buscar esse acesso à justiça. E é nesse contexto que surge a Defensoria Itinerante, aproximando, portanto, o serviço da Defensoria ao cidadão, que nessas ações ele não precisa nem sair do seu bairro, da sua comunidade, conseguindo assim, de forma mais fácil, mais ágil, acessar o serviço da Defensoria Pública”, afirmou.
Texto: Priscilla Peixoto
Foto: Tayara Wanderley