Em atuação administrativa em defesa de vítima vulnerável, a Defensoria Pública, que recebeu vídeos do abuso, apurou informações sobre suspeito do crime e oficiou a Polícia Civil
A atuação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) levou à prisão de um homem suspeito de abusar sexualmente de uma adolescente com deficiência intelectual no Careiro Castanho.
Imagens de uma câmera de segurança que registraram o crime foram encaminhadas ao número de WhatsApp da Defensoria no município. Após reunir o máximo de informações sobre o caso, a DPE-AM enviou uma notícia-crime à Polícia Civil, que identificou o suspeito e realizou a prisão.
“O crime aconteceu no dia 8 deste mês. No dia 9, recebemos as imagens. A pessoa que nos encaminhou a mensagem pediu anonimato”, explicou o defensor público Danilo Justino Garcia, da unidade da DPE-AM no município.
A denúncia anônima informou ainda que a jovem, além de ser menor de idade, também possuía deficiência intelectual. “Não tínhamos nenhuma informação além disso. Não tínhamos endereço, não tínhamos nome da adolescente, também não sabíamos quem era o homem que estava abusando dela naquelas imagens. Então, tivemos que fazer algumas diligências administrativas para confirmar as informações e procurar mais detalhes”, disse o defensor.
Durante as diligências, a DPE-AM obteve informações cruciais para a identificação do homem, como o local exato onde ocorreu o crime, o apelido do suspeito e onde ele trabalhava.
“De posse disso, a Defensoria oficiou o delegado, apresentou as informações e o vídeo. Com base nessas informações, a polícia obteve uma decisão judicial determinando a prisão do suspeito”, acrescentou Danilo Garcia.
O defensor ressalta que, além de fazer a defesa judicial dos hipossuficientes, a Defensoria também faz uma atuação em prol das vítimas vulneráveis.
Nossa atuação é ampla. Nesse caso em particular, atuamos administrativamente na tutela dos interesses da vítima
Danilo Justino Garcia, defensor público
Durante entrevista coletiva à imprensa nesta segunda-feira (19), o delegado David Jordão, titular da 34ª Delegacia Interativa de Polícia, mencionou a notícia-crime formalizada pela DPE-AM. O delegado informou que o homem suspeito do crime foi preso em Manaus, no bairro Chapada, Zona Centro-Oeste.
Em depoimento, suspeito disse que não tinha conhecimento da idade da vítima e sobre ela ser deficiente intelectual. “Porém, nos vídeos, verificamos que ele certificou se havia alguém por perto, para assim ele consumar o abuso sexual”, disse David Jordão.
De acordo com delegado, o homem preso não tem vínculos com a vítima e não possui passagens pela polícia.
A vítima, por sua vez, está sendo assistida pelo Conselho Tutelar de Careiro Castanho e demais órgãos de apoio à criança e ao adolescente.
Texto: Luciano Falbo, com informações da Polícia Civil
Fotos: Amazonastur/acervo e PC-AM