Durante o evento, o Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa, defendeu que atuação conjunta da DPE e da OAB por um estado ‘mais democrático, que respeite os direitos fundamentais, e que esteja, acima de tudo, a serviço da população do Amazonas’
Representando a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, participou, nesta quarta-feira (14), da abertura da III Conferência Estadual da Advocacia Amazonense. O evento, realizado no Centro de Convenções Manaus Plaza Shopping, Zona Centro Sul de Manaus, reúne profissionais de todas as vertentes do Direito, que participam de painéis simultâneos sobre temas relevantes e atuais da área, promovidos pelas diversas comissões da Seccional Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM).
“A Defensoria não esquece a sua origem, nasceu ali, dentro da OAB Amazonas. Então, nós temos essa consideração, esse respeito. Entendemos que não é algo impossível que a advocacia esteja ao lado da Defensoria, e a DPE ao lado da advocacia, unidas, para que possam batalhar por um estado mais democrático, que respeite os direitos fundamentais, e que esteja, acima de tudo, a serviço da população do Amazonas”, destacou Rafael Barbosa.
Durante discurso, o presidente nacional da OAB, Alberto Simonetti, destacou a valorização dos profissionais de Direito e pontos fundamentais para o exercício da função. “Queremos advogados e advogados que exerçam a sua profissão com dignidade e eficiência. Desde que assumi a presidência do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, orgulhosamente como filho do Amazonas, tivemos conquistas que redirecionaram os rumos da história da classe. Foram vitórias importantes, que fortalecem a nossa profissão e, por consequência, a democracia de nosso País”.
Simonetti mencionou a atuação da Defensoria Pública do Amazonas. “Hoje, a Defensoria já está em vários pontos no interior do Estado, atendendo os vulneráveis, aqueles aqueles cidadãos que não têm condições de pagar um advogado e eu considero a Defensoria uma irmã da Ordem dos Advogados do Brasil e agradeço muito a presença do meu amigo Rafael, que está aqui conosco, e nunca faltou para nossa ordem, muito obrigado Rafael Barbosa”, discursou.
Sobre o evento
Com o tema “Empreendedorismo e Tecnologia”, para além dos profissionais de Direito, o evento também é voltado para profissionais da área da administração, contabilidade, economia, gestores de empresas privadas e acadêmicos interessados na pauta.
Neste ano, a edição traz em sua agenda a 6ª Edição do Congresso de Direito Tributário, com palestra, painéis e abordagens quanto às inovações e desafios do Direito Tributário. Serão dois dias de atividades com diversos temas debatidos durante a programação. Para mais informações acesse https://conferenciaestadualoabam.com.br/.
A abertura da conferência, conduzida pelo presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Simões Mendonça, teve a presença de nomes como o do secretário de Estado Chefe da Casa Civil Flávio Antony, representando o governador Wilson Lima, do subprocurador adjunto do Município, Marco Aurélio de Lima Choy, do diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-AM, Fabrício Frota Marques, e da procuradora do MPC/TCE-AM Fernanda Veiga Mendonça.
Texto: Priscilla Peixoto
Fotos: Márcio Silva/DPE-AM