Encontro alinhou o plano de atuação integrada da operação Shamar; durante a operação, a Defensoria vai ofertar educação em direitos e assistência jurídica gratuita
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou, na sexta-feira (12), de uma reunião para alinhar as tratativas do plano de atuação integrada entre diversos órgãos para a operação Shamar, prevista para acontecer em agosto. Coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp), a mobilização visa o combate à violência familiar doméstica e ao feminicídio.

De acordo com a defensora pública Carolina Carvalho, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, a DPE-AM participa ativamente da operação pela segunda vez, a partir da educação em direitos, com palestras e capacitações, e da assistência jurídica gratuita em mutirões.
A operação Shamar, articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e com o apoio do Ministério da Mulher (MM), tem como objetivo de concentrar esforços para o desenvolvimento de ações preventivas, ostensivas, educativas e repressivas, com o intuito de combater todo e qualquer tipo de violência contra a mulher.
“Para nós, defensoras públicas com atuação no Núcleo de Proteção e Defesa das Mulheres da DPE-AM, é uma grande oportunidade para nos fortalecermos enquanto rede de proteção, atuando de forma integrada com vários órgãos envolvidos, várias instituições juntas em prol do combate a violência doméstica e ao feminicídio”, afirmou a defensora.
Além da DPE-AM, a operação conta com a participação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Ministério Público do Estado (MPE) e secretarias municipais e estaduais.
Sobre a operação
Shamar é uma palavra em hebraico que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”. Foi deflagrada pela primeira vez no ano passado, em agosto, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Agosto Lilás.
Texto: Isabella Lima
Fotos: Divulgação/DPE-AM