Pular para o conteúdo

DPE-AM firma parceria para qualificar defensores para atuação em processos que envolvem provas digitais

Acordo de cooperação técnica e científica com a empresa iChase Forensics, referência nacional no setor, foi assinado nesta sexta-feira (7)

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) firmou uma parceria que vai promover a qualificação do corpo de membros da instituição para atuação em processos que envolvem provas digitais. O acordo de cooperação científica e técnica com a iChase Forensics foi assinado nesta sexta-feira (7) pelo Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, e o diretor da empresa, Antonio dos Santos Junior.

Durante a assinatura do acordo, momentos antes da solenidade de posse dos novos defensores da DPE-AM no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado Amazonas, o Defensor Público Geral destacou a importância da parceria.  

Antonio Junior e Rafael Barbosa

“O acordo representa muito porque é costume achar que a Defensoria faz um trabalho, tanto na área criminal como na área de família, que carece de qualidade”, disse Rafael Barbosa.

“Agora, com a parceria firmada no dia de hoje, eu tenho certeza que os defensores, no exercício do direito de defesa do cidadão, terão condições técnicas para produzir uma defesa mais qualificada e mostrar quando equívocos aconteceram no processo penal, usando a tecnologia como prova de inocência dos nossos assistidos”, acrescentou.

Antonio Junior explicou que a iChase Forensics mantém parcerias com as Defensorias Públicas do Piauí (DPE-PI), Rio de Janeiro (DPE-RJ) e União (DPU). “É uma honra para mim também poder atender a Defensoria do Amazonas”, disse.

Para o advogado, a prova digital hoje é fundamental para a defesa técnica no processo judicial.

Como é que você vai fazer uma defesa hoje sem tratar de celulares, de grampo telefônico? Então, é preciso entender toda a logística, qual é a arquitetura dessas provas. E a iChase está preparada para atender a essa demanda

Antonio dos Santos Junior, diretor da iChase

O diretor da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam), Helom Nunes, um dos articuladores da parceria, ressaltou que a iChase é referência nacional, tanto em perícia quanto em capacitação de profissionais em produção e enfrentamento da produção de provas digitais.

“Nós acreditamos que, a partir de agora, o acesso à Justiça na produção e no enfrentamento das perícias digitais vai dar um grande passo. Isso só foi possível graças à confiança do doutor Rafael Barbosa no trabalho da Escola Superior e a essa vertente da Defensoria Pública sempre dialogar com a sociedade”, finalizou.

Sobre a iChase

Fundada em 2011, a iChase é uma empresa de consultoria voltada à entrega de soluções de natureza técnico-jurídica a advogados criminalistas.

Tem como principal missão promover suporte aos escritórios envolvidos na defesa, principalmente no que diz respeito à análise de dados complexos, que envolve a utilização de softwares especializados e habilidades que vão além do conhecimento jurídico.

Idealizador da iChase, Antonio Junior é especialista em processo, mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, além de consultor externo de provas digitais.

Foi professor de Direito Penal e Processo Penal em universidades como PUC-PR, Uninter e Dom Bosco.

Atuou como criminalista por muitos anos e conhece as especificidades do Processo Penal, usando hoje a sua experiência jurídica para liderar a equipe multidisciplinar da iChase.

Texto: Luciano Falbo

Fotos: Márcio Silva/DPE-AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo