Em parceria com Sebrae, DPE-AM realiza aula inaugural do projeto ‘Ensina-me a Empreender’ 

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou na manhã desta sexta-feira (5) a aula inaugural do projeto “Ensina-me a Empreender”. A ação tem como objetivo concretizar a busca pela ressocialização e criação de novas oportunidades para os jovens socioeducandos do Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, localizado na Zona Oeste de Manaus. 

A iniciativa que inspira novos caminhos é uma extensão do programa já conhecido e intitulado “Ensina-me a sonhar”, também realizado nos centros socioeducativos, visando promover variadas apresentações de profissionais de diversas áreas de carreira, com um bate-papo entre convidados e adolescentes que cumprem medidas no local.   

De acordo com a defensora pública e coordenadora do projeto, Dâmea Mourão, um termo de cooperação foi assinado entre a Defensoria e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas  (Sebrae) para profissionais da área do empreendedorismo ministrarem cursos profissionalizantes variados, inclusive, à distância. 

“Nós passamos a buscar parcerias com os órgãos, para buscar cursos profissionalizantes para justamente inspirá-los nesse caminho do empreendedorismo, conhecer o que significa e quais as medidas, as atitudes que podem ser tomadas para vir a tornar realidade. E aí a primeira parceria foi feita com o Sebrae, assinamos um termo de cooperação. Tem também cursos à distância, começamos essa primeira trilha e estamos confiantes nos resultados”, comenta. 

Futuro melhor 

Para a Subdefensora Pública Geral  Karoline Santos, que esteve presente no evento inaugural, o projeto contribui na prática a priorizar iniciativas de impacto social, justamente um dos focos da instituição.  

“Eu acho muito importante a gente mostrar para os garotos que acreditamos no potencial deles, que eles podem muito mais do que eles mesmos acreditam. Temos que fazer algo a mais do que motivá-los e o ‘Ensina-me a Empreender’, que é esse braço novo do ‘Ensina-me a Sonhar’, inclusive, um dos projetos mais bonitos que temos, vem justamente oferecer uma formação um pouco mais ampla para eles, para que eles se vejam alternativas futuras” 

Palestra 

Ministradas todas as sextas-feiras, a aula inaugural ficou por conta do palestrante e analista técnico Márcio Pires, que abordou os temas comportamento empreendedor, planejamento e risco calculado.   

“Esse momento é super válido. É mostrar que eles podem ser donos do próprio negócio. Eu sempre falo isso, há aquela pessoa que tem um sonho de passar num concurso público, ser funcionário. Tem aquele que nasceu para trabalhar com carteira assinada. E tem aquele que nasceu para ser dono do próprio negócio. Todos os três têm a sua importância, né? E o Sebrae vem com essa bandeira de mostrar os benefícios do empreendedor, a mudança que o empreendedor gera na sociedade, ” explica. 

Transformação  

O diretor do Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, Antônio Maciel, considera que os programas implementados preenchem uma lacuna e impactam de forma positiva a ressocialização dos jovens da unidade. Maciel destaca como fundamental a atuação da DPE quando o assunto é a melhoria no cotidiano dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no local.  

“Meu reconhecimento não pode deixar de ser ao trabalho da Defensoria Pública, porque foram capazes de se despir de qualquer vaidade e executar conosco essa política pública tão difícil, invisível e cheia de muitos preconceitos. Estamos todos os dias com ele, nosso maior desafio aqui é fazer com que esses adolescentes sonhem, pois, o homem quando sonha, ele quantifica e qualifica sua vida, mais uma vez, muito obrigado”, finaliza. 

Texto: Priscilla Peixoto

Fotos: Márcio Silva

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo