A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou de uma homenagem em reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos servidores que integram o sistema socioeducativo do Amazonas, nesta segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
O defensor público Eduardo Ituassú, que atua no Núcleo de Defensoria da Infância e Juventude (Nudeca) e é titular da 4ª Defensoria Pública da Infância e Juventude – Juizado Infracional, foi um dos homenageados durante a Sessão Especial, no plenário Ruy Araújo.
De acordo com o defensor, a DPE-AM acompanha os adolescentes que cometeram atos infracionais desde a fase inicial, quando são ouvidos pela primeira vez, até o cumprimento das medidas socioeducativas. Os egressos também recebem o apoio da instituição por meio dos programas “Ensina-me a sonhar” e “Libertar-te”.
“Esse reconhecimento é muito importante para todos os envolvidos no sistema socioeducativo, sendo da Defensoria, do Poder Judiciário, do Ministério Público e da própria secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, que é a pasta do Estado que toma conta das unidades do sistema socioeducativo”, declarou o defensor.
A defensora pública Carolina Carvalho, coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), representou a Defensoria na solenidade e parabenizou as autoridades representes pela contribuição na melhoria do sistema socioeducativo do Estado.
“Conhecemos as dificuldades e sabemos como é desafiador atuar nessa área. Coloco a Defensoria Pública à disposição como verdadeira parceira nessa jornada”, declarou a defensora.
A Sessão Especial de homenagem foi de propositura do deputado estadual João Luiz (Republicanos). Estiveram presentes os representantes do Ministério Público do Amazonas (MPAM), da Polícia Civil do Amazonas (PCAM) e das Secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Educação e Desporto Escolar.
Texto: Isabella Lima
Fotos: Divulgação