Com o objetivo de estabelecer colaboração mútua e melhor desempenho dos serviços oferecidos, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) assinou, na última semana, um Termo de Cooperação com a Prefeitura de Silves, que agora passa a ter uma Unidade Descentralizada do Interior (UDI) da Defensoria.
O defensor público-geral do Amazonas, Rafael Barbosa, explica que “com apoio da Prefeitura e a disponibilidade de um espaço para a Defensoria, o momento é de avançar e ter uma estrutura que fique à disposição da população”.
“A ideia é ter não só espaço físico e a marca Defensoria, mas também servidores que vão diariamente atender a população, atuar nos casos mais urgentes e, juntamente com a Defensoria que fica lá em Itacoatiara (sede do Polo do Médio Amazonas), prestar assistência jurídica gratuita e integral para toda a população de Silves. É mais um município em que a Defensoria chega, é mais um território que ela conquista na grande luta de pintar de verde todo o Amazonas”, celebra o defensor.
Atendimentos
A cidade de Silves até então era assistida pelo Polo do Médio Amazonas. Conforme programado em agenda, a Defensoria visitava a população, ficava uma semana por mês e retornava com as demandas para tocar de forma virtual.
Além de uma equipe que atuará presencialmente em Silves, com o apoio nos serviços de recepção, agendamento, triagem, minutas, a assistência jurídica integral e gratuita também continua contando, de forma híbrida, com a equipe do Polo do Médio Amazonas.
“Silves terá uma Unidade descentralizada do Interior (UDI), uma estrutura própria, contínua, mas continuará ligada ao Polo do Médio Amazonas”, explica o defensor.
Compondo os 12 polos da Defensoria, o Polo do Médio Amazonas tem sede em Itacoatiara e atende aos municípios vizinhos de Itapiranga, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba.
Texto: Priscilla Peixoto
Fotos: Divulgação