Evento promoveu discussões para romper a reprodução de violências sistêmicas, inclusive dentro das Defensorias Públicas
Os defensores públicos Isabela Sales e André Beltrão, da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), participaram do I Encontro da Frente Afro-indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil, promovido pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e Fórum Justiça. O evento foi realizado nos dias 22 e 23 de fevereiro, no auditório da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em Brasília.
Com o propósito de incentivar a capacitação de membros e servidores das Defensorias Públicas do país e pôr fim às violências estruturais, o evento promoveu discussões a partir de falas de especialistas e ativistas por meio de palestras, dinâmicas expositivas e oficinas, todas relacionadas à temática do evento.


Para a defensora Isabela Sales, coordenadora do Polo Alto Rio Negro, que atende os municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, cidade mais indígena do Brasil, e arredores, o encontro foi uma oportunidade de compartilhar experiências vivenciadas durante os mutirões de atendimento da DPE-AM a povos indígenas de recente contato.
Isabela Sales, defensora públicaFoi uma excelente oportunidade para debater temas que estão na ordem do dia e no cotidiano da Defensoria Pública brasileira, especialmente nesse momento em que se discute o perfilamento racial, suas implicações para o processo penal e direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais. Foi uma oportunidade também de compartilhar estratégias com colegas que atuam em outras regiões do Brasil, portanto, o que certamente enriquecerá nosso trabalho na ponta.
Cerca de 100 participantes estiveram presentes, entre eles, representantes das Associações Estaduais e do DF, defensores e defensoras públicas gerais, membros das comissões temáticas da ANADEP e representantes dos Ministérios.
Texto: Rayssa Coutinho
Foto: Divulgação Anadep