Defensoria realiza roda de conversa sobre acessibilidade de sites institucionais do sistema de justiça

O evento contou com a participação de representantes do Tribunal de Justiça (TJAM) e do Ministério Público (MP-AM)

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza roda de conversa sobre Acessibilidade e Navegação Web com os representantes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), nesta quarta-feira (20). O evento finaliza a série de palestras em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.  

Participaram do debate a respeito dos desafios e estratégias para melhorar a inclusão digital em sites institucionais, o diretor de TI Nickollas Jesus, da DPE-AM; o promotor André Lavareda, do MP-AM; e o secretário Breno Corado, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) do TJAM.  

“Convidamos para participar os diretores dos departamentos de Tecnologia da Informação do sistema de justiça. Estamos aqui para discutir a acessibilidade dos nossos serviços virtuais para aquelas pessoas com deficiência”, disse o defensor público Marcelo Pinheiro, organizador do evento.  

Na oportunidade, foram abordadas as boas práticas em cada instituição e exposto o panorama geral de o que já foi realizado, o que está sendo colocado em prática e as ações planejadas. 

“É uma grande honra para a Defensoria sediar essa roda de conversa entre as equipes de TI, até para iniciarmos a discussão do que precisa melhorar dos sites que servem ao público. A tecnologia veio justamente para facilitar a vida das pessoas, então temos que pensar na inclusão e acessibilidade. Então, espero que possamos trazer ações concreta não apenas para as nossas respectivas instituições, mas que também sirva de exemplo para os demais órgãos”, afirma o diretor Nickollas Jesus.  

Para o secretário Breno Corado, a iniciativa de unir os três principais órgãos do poder judiciário do Amazonas é valiosa para incluir e achar formas de aproximar a sociedade. “O nosso trabalho é além de prestar o serviço de excelência, é fazer com que chegue e seja acessado pelas pessoas”, afirma.  

A roda de conversa ocorreu na sede da Defensoria, localizada na Av. André Araújo, Aleixo, e resultou na proposta de alinhamento para a criação de um Comitê Interinstitucional entre os departamentos de TI do sistema de justiça do Estado. 

Sobre a Defensoria

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial. Além disto, a Defensoria promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços.   

Atualmente, além da capital, a DPE-AM alcança 58 municípios por meio de 12 polos e quatro novas sedes na Região Metropolitana de Manaus (Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva e Iranduba) e cinco unidades descentralizadas (Apuí, Pauini, Benjamin Constant, Uarini e Barreirinha).   

Em 2022, a ampliação resultou no aumento de mais de 30% nos atendimentos prestados à população em relação a 2021. De janeiro a dezembro do ano passado, a Defensoria realizou mais de 800 mil atos de atendimentos nas áreas de Família, Cível e Criminal. Destes, 200 mil atos foram realizados no interior do AM. 

CANAL EXCLUSIVO PARA A IMPRENSA

Faça parte da comunidade DPE Notícias, pelo WhatsApp, o novo canal exclusivo para jornalistas criado pela Defensoria Pública do Amazonas para a distribuição de releases, fotos, vídeos e outros conteúdos para a imprensa.   

Para entrar, basta acessar o link https://chat.whatsapp.com/F39Xrs2JRiJKXytK8hJw9m   

Texto: Isabella Lima

Foto: Fernando Crispim/ DPE-AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo