Senador recebeu do Poder Legislativo Estadual o título de Cidadão do Amazonas e a medalha Ruy Araújo
O defensor público-geral, Ricardo Paiva, representou a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE/AM) na sessão especial em homenagem ao senador Omar Aziz, que recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) o título de Cidadão do Amazonas e a medalha Ruy Araújo.
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Omar Aziz foi líder estudantil, vereador, deputado estadual, vice-prefeito, vice-governador, governador e, atualmente, comanda a bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional, em seu segundo mandato como senador da República.
Filho de um imigrante palestino e avós maternos com raízes na Itália, Omar Aziz nasceu em Garça, interior de São Paulo, e chegou ao Amazonas com os pais em 1971, quando a família passou a atuar no setor comercial, no Centro de Manaus.
“Eu me sinto amazonense desde que fui acolhido aqui, em 1971, mas hoje, por direito, me torno amazonense por esse título concedido pela Assembleia do Amazonas, o que me honra muito”, disse o senador, em discurso no plenário da Casa. Aprovadas por unanimidade na ALE-AM, as duas honrarias foram propostas pelo deputado estadual João Luiz.
Presente no evento, o governador do Amazonas, Wilson Lima, lembrou da defesa que o senador Omar Aziz faz ao modelo Zona Franca de Manaus e elogiou a dedicação do parlamentar ao estado, como homem público. “É um reconhecimento justo da Assembleia, por toda a contribuição que ele tem dado ao estado do Amazonas”, frisou Wilson Lima.
O defensor público-geral, Ricardo Paiva, lembrou que foi na gestão de Omar Aziz, enquanto governador, que a Defensoria Pública do Amazonas conquistou autonomia, o que deu à instituição a possibilidade de gerir o próprio orçamento e construir um modelo sólido de atendimento, que alcançou de forma definitiva o interior do estado.
“A história da Defensoria Pública mudou quando o então governador Omar Aziz decidiu dar autonomia administrativa e financeira à instituição, além de nomear de uma só vez 60 defensores públicos. Posso garantir que esse ato transformou a vida de milhares de amazonenses, cujos efeitos na assistência jurídica gratuita se revelam até hoje, e pelo qual manifestamos eterna gratidão”, afirmou Ricardo Paiva.