Informações sobre o acordo para reforma do Residencial Viver Melhor

No último dia 21 de março de 2023, foi firmado acordo judicial entre a Defensoria Pública do Estado, Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal, Direcional Engenharia e Caixa Econômica Federal, na Ação Civil Pública nº 0002426-27.2017.4.01.3200, que corre na 9ª Vara Federal Cível do Amazonas.

O acordo contempla parte dos pedidos da Ação Civil Pública, resolvendo com a Direcional: reparo de todos os banheiros das unidades, bem como das fachadas dos blocos de apartamentos. Com a Caixa Econômica Federal se resolve a regularização dos contratos pendentes.

Os reparos deverão iniciar em até 4 (quatro) meses após a assinatura do acordo e deverão ser comunicados com antecedência aos moradores, para conhecimento do cronograma das obras.

A Ação Civil Pública segue na Justiça para o tratamento das demais questões referentes ao Viver Melhor.

O acordo não implica em prejuízo em qualquer ação judicial individual proposta por moradores que já estejam em curso na Justiça.

Perguntas e Respostas

1) DO QUE SE TRATA O ACORDO?

R: Reforma dos banheiros nos apartamentos, o reparo das fissuras nas fachadas dos blocos e a regularização dos contratos feitos com a Caixa Econômica Federal.

2) QUAIS OS SERVIÇOS QUE SERÃO REALIZADOS NO MEU APARTAMENTO?

Os serviços serão realizados somente no banheiro dos apartamentos e vão ser:

a) Troca do registro do chuveiro;

b) Novo forro de gesso;

c) Novo shaft (parede do chuveiro);

d) Troca das cerâmicas quebradas para trocar o registro e cerâmicas que estejam quebradas no box ou tenham se soltado; 

e) Novo rejuntamento no piso e parede da área do box. 

f) Nova pintura das paredes e teto na cor branca, utilizando tinta com ativos que previnem mofo (a ação de microrganismos como fungos e bactérias).

3) QUE PARTE DO RESIDENCIAL VIVER MELHOR SERÁ REFORMADA?

R: As reformas serão realizadas em todos os apartamentos dos blocos, incluindo Viver Melhor 1ª e 2ª Etapas.

4) ESSE ACORDO ENCERRA O PROCESSO JUDICIAL? 

R: Não. O processo seguirá normalmente contra o Estado do Amazonas, SUHAB e a União.

5) NÃO SOU O PROPRIETÁRIO ORIGINAL DO APARTAMENTO, ISSO IMPEDE A REFORMA? 

R: Não. A reforma dos banheiros será realizada em todos os apartamentos, independente da condição do morador.

6) ESSE ACORDO VAI PREJUDICAR A QUEM TEM AÇÃO INDIVIDUAL? 

R: Não. As pessoas que ajuizaram ação com auxílio de advogado particular não serão prejudicadas.

7) COMO SERÁ REALIZADA A FISCALIZAÇÃO DAS OBRAS? 

R: Será formada uma comissão que contará com a participação de engenheiros, representantes da Defensoria Pública, dos moradores e da Direcional Engenharia.

8) QUAIS CÔMODOS SERÃO REFORMADOS?

R: Pelo acordo, serão reformados os banheiros de todos os apartamentos. 

9) SOU LOCATÁRIO DO APARTAMENTO. HAVERÁ A REFORMA DO BANHEIRO NESSE CASO?

R: Sim.

10) MEU APARTAMENTO SERÁ TODO REFORMADO?

R: Não, será realizada somente a reforma do banheiro.

11) TEREI QUE SAIR DO MEU APARTAMENTO?

R: Não. As obras serão realizadas somente no banheiro, sem impedir a utilização dos demais cômodos. Após a obra, somente o chuveiro não poderá ser usado por 12 horas. O piso do banheiro também não poderá ser molhado por 12 horas. 

12) MINHA PRIVADA E MINHA PIA SERÃO TROCADAS?

R: Não, somente será trocado o registro do chuveiro. 

13) SIFÃO E TORNEIRAS QUEBRADOS SERÃO TROCADOS?

R: Não, somente será trocado o registro do chuveiro. 

14) IRÃO TROCAR TODAS AS CERÂMICAS?

R: Não, somente as peças que serão quebradas para troca do registro do chuveiro.

15) VÃO MUDAR A COR DO MEU BANHEIRO?

R: A nova pintura será na cor branca, como entregue originalmente pela construtora. Não haverá possibilidade de escolha de cor. 

16) VOU TER QUE FICAR SEM USAR MEU BANHEIRO?

R: Após aplicação do rejunte, para total e eficiente secagem, é necessário manter o piso e as paredes sem contato com água ou umidade por pelo menos 12 horas, portanto, nesse prazo, o piso não poderá ser lavado e a área do box não poderá ser utilizada.

17) SE MINHA PIA OU BANHEIRO ESTIVEREM ENTUPIDOS, VOCÊS IRÃO DESENTUPIR?

R: Não será feito o desentupimento pois esta é uma manutenção de responsabilidade dos moradores.

18) A PORTA DO BANHEIRO VAI SER TROCADA?

R: Não. 

19) POSSO DAR CERÂMICA DO BANHEIRO PARA A DIRECIONAL FAZER A TROCA?

R: Não, isso não será possível. 

20) QUANTOS DIAS VAI DURAR O SERVIÇO?

R: Aproximadamente 02 (dois) dias, devido ao acabamento de forro de gesso e pintura. 

21) SOU OBRIGADO A DEIXAR REALIZAR O SERVIÇO?

R: Não, mas se seu apartamento estiver causando o problema em outra alguma unidade não teremos como consertar a outra unidade.

22) PELO ACORDO IREI RECEBER ALGUMA INDENIZAÇÃO?

R: Não, o acordo não inclui nenhuma indenização.

23) QUAIS SERVIÇOS SERÃO REALIZADOS NOS BLOCOS?

R: Reparo nas fissuras das fachadas.

24) VÃO PINTAR A FACHADA?

R: Não, será realizado apenas o tratamento do friso (junta horizontal) entre um pavimento e outro.

25) NÃO SOU O PROPRIETÁRIO ORIGINAL, VOU PODER REGULARIZAR O CONTRATO COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

R: No momento não. A Defensoria Pública do Estado do Amazonas está buscando solução quanto a isso.

26) QUAIS CANAIS DE ATENDIMENTO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL POSSO UTILIZAR PARA PEDIR INFORMAÇÕES SOBRE O MEU CONTRATO?

R: Qualquer agência da Caixa Econômica na cidade de Manaus/AM, pelo whatsapp da CAIXA 0800 104 0104 e pelo APP Habilitação Caixa.

27) QUAIS AGÊNCIAS DA CAIXA ECONÔMICA POSSO ME DIRIGIR PARA BUSCAR INFORMAÇÕES?

R: A qualquer agência da Caixa Econômica Federal da capital.

28) QUAL A PREVISÃO DE INÍCIO DAS OBRAS NOS BLOCOS?

R: A previsão de início é de até 6 (seis) meses.

29) OS MORADORES SERÃO PREVIAMENTE INFORMADOS SOBRE O CALENDÁRIO DAS OBRAS?

R: Sim.

30) NOS CASOS EM QUE HÁ EDIFICAÇÃO EXTERNA (PUXADINHO), HÁ IMPEDIMENTO PARA AJUSTE DA FACHADA?

R: Não.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo