Jéssica Matos apresentou a experiência realizada desde o ano passado no município de Tabatinga

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou, no último final de semana, do VI Workshop “Perspectivas de vida e envelhecimento digno”, promovido Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Amazonas (Assotram). O evento foi alusivo ao dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado no dia 29 de janeiro.
A defensora pública Jéssica Cristina Matos, do Polo do Alto Solimões, representou a instituição, onde teve a oportunidade de conversar com o público sobre o trabalho da DPE-AM na garantia de direitos das populações vulneráveis.
Ela também falou sobre a iniciativa desenvolvida em parceria com organizações não-governamentais, em Tabatinga, que assegurou à mulheres trans a obtenção da certidão de nascimento, com retificação de nome e gênero.
“Graças a esse trabalho, no ano passado, nós conseguimos atender 10 mulheres que tiveram seus registros retificados. Atualmente, 19 pessoas já fizeram a retificação do registro e podemos dizer que a parceria foi fundamental para que o acesso à Defensoria chegasse a um número relevante de mulheres”, afirmou Matos, ao explicar sobre projeto “Viva Melhor com sua identidade de Gênero”.
Segundo ela, a participação no workshop foi uma oportunidade de aproximar mais a Defensoria do público LGBTQIAPN+ e se colocar à disposição para levar informações e orientação jurídica para a comunidade.