Durante evento, defensora levou informações sobre o atendimento da Defensoria na região
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Polo do Médio Solimões, participou, entre os dias 16 e 17 de dezembro, do Encontro de Mulheres Indígenas, realizado na Aldeia Porto Praia, no município de Tefé.
Com o tema “Mulheres Indígenas de Tefé fortalecendo as lutas coletivas, o diálogo, as alianças para a defesa e valorização dos direitos, práticas, saberes tradicionais e a vida nos territórios”, o encontro contou a com a participação de vários órgãos, entidades e sociedade civil.
Durante o evento, a defensora pública Ana Sofia Pinheiro foi uma das palestrantes. Ela falou sobre a Lei Maria da Penha, violência doméstica e familiar.
“Nós conversamos sobre a lei, explicitando quem é Maria da Penha, as esferas de proteção global, regional e nacional das mulheres e detalhando os tipos de violências e a quem procurar em casos como esses, ressaltando o papel da Defensoria Pública nessas situações”, explicou.
Na palestra, a defensora falou ainda sobre os atendimentos da Defensoria no Polo do Médio Solimões, bem como os dias em que há escuta especializada para as mulheres, presencialmente, na sede do Polo, em Tefé. Neste caso, o atendimento especializado para mulheres ocorre às segundas e quartas-feiras, pela manhã.
As participantes também tiraram dúvidas sobre outros temas como previdenciário, registros públicos e família.
“Convites como esses demonstram o espaço importante que a Defensoria Pública tem ocupado junto à população e são sempre oportunidade de promover educação em direitos e reforçar como a Defensoria pode atuar lado a lado com a comunidade, além de formar multiplicadores da informação”, ressaltou a defensora.
Texto: Assessoria de comunicação
Fotos: Divulgação – DPE/AM