O defensor público geral do Amazonas, Ricardo Paiva, cumpriu extensa agenda no Acre, esta semana, juntamente com os membros do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), que realizaram a 66ª reunião ordinária do colegiado, a primeira no estado.
Ao todo, 17 estados brasileiros e o Distrito Federal participaram da agenda. As defensoras e defensores realizaram visita institucional à Assembleia Legislativa do Acre e também ao Palácio Rio Branco, onde foram recebidos pelo governador Gladson Cameli e pelo deputado estadual e líder do Governo no Legislativo Estadual, Pedro Longo.
Durante cerimônia, Gladson Cameli foi agraciado com uma medalha, honraria concedida pela Defensoria Pública do Acre, pela primeira vez, a um chefe do Executivo. De acordo com a defensora-geral do Acre, Simone Santiago, a medalha foi concedida por todos os avanços conquistados pela Defensoria Pública na gestão do atual governador, Gladson Cameli.
“Com destaque para o encaminhamento do Projeto de lei por parte do governador do estado à Assembleia Legislativa, que viabilizou a suplementação e nomeação dos 15 novos defensores públicos que já estão atendendo no interior do Acre, servindo a população hipossuficiente e vulnerável do que tanto carece do nosso serviço”, disse Simone Santiago.
O aumento do percentual orçamentário, de 0,9% para 1,5% também foi destacado durante a homenagem. Cameli se colocou à disposição para apoiar as ações da Defensoria, parabenizando a gestão da instituição pelo compromisso e dedicação.
“Eu tive a oportunidade de conviver mais com a gestão da Defensoria. O Executivo precisa das instituições fortalecidas e temos duas guerreiras na DPE, doutora Simone e doutora Roberta. Vocês são um exemplo e aquilo que eu puder fazer enquanto governador, contem comigo”, afirmou Gladson Cameli.
Participaram dos eventos o vice-presidente do Condege e defensor púbico geral do Amazonas, Ricardo Paiva. O presidente do Condege e defensor-geral de São Paulo, Florisvaldo Fiorentino, agradeceu em nome de todas as defensoras e defensores-gerais pela acolhida no Acre.
“A hospitalidade do povo acreano me comoveu. O Estado tem que realmente olhar para quem mais precisa e como é bom ver isso acontecer aqui no Acre”, disse.
Em formato presencial estavam representados os estados de São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Sul, Amazonas, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Norte, Tocantins, Bahia, Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Pará, Piauí, Ceará, Pernambuco e o Distrito Federal.
*Com informações e fotos da assessoria de comunicação da DPE-AC