O defensor público geral, Ricardo Paiva, e o chefe de gabinete, defensor Nairo Aguiar, reuniram-se com servidores da instituição para debater acerca dos direitos das Pessoas com Deficiência (PCDs). A reunião contou com a participação da analista social da Defensoria, Maria Maia, do assistente técnico administrativo da Defensoria, Fábio Ricarte, e do analista jurídico, Roberson Paulo da Silva.
O tema do encontro foi a inclusão e a acessibilidade dos PCDs. Os servidores apresentaram sugestões de melhorias para o atendimento a este público; propostas de eliminação de barreiras e divulgação de informações sobre o direito dos colaboradores PCDs da DPE-AM, assim como da sociedade em geral, dentre outros pontos.
“Fomos bem acolhidos pela Administração Superior, que nos ouviu com atenção e respeito. Foram sensíveis à causa PCD e tivemos a oportunidade de externar os nossos anseios. Este momento foi produtivo e significativo porque vivemos em uma sociedade de barreiras, discriminatória e que por vezes, não temos a oportunidade de externar o que somos. Nesse diálogo, pudemos mostrar que não somos invisíveis”, disse Fábio Ricarte.
O defensor público geral entende que o diálogo é importante para a instituição. “Ouvir nossos servidores é fundamental para agregarmos conhecimento em relação à inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência na Defensoria, para que juntos possamos caminhar em busca de uma sociedade mais igualitária, sem discriminação”.
Para o defensor Nairo Aguiar, a representatividade dos PCDs faz toda diferença. “Agradecemos a iniciativa de nos relatarem os desafios e os anseios que este público vivencia dentro do órgão”.
Ações
A Defensoria divulgou critérios para solicitação de redução de carga horária de trabalho para PCDs. O objetivo é oferecer recursos de habilitação e reabilitação à pessoa com deficiência, tendo como princípios fundamentais o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, garantindo-lhes cuidado, proteção e convivência adequados às suas necessidades.
A Defensoria também estuda a adoção de outras medidas visando à garantia dos direitos dos membros, servidores e assistidos PCDs.
Texto: Ítala Lima/ DPE-AM
Foto: Arquivo/ DPE-AM