O defensor público geral, Ricardo Paiva, deu posse a mais nove servidoras e servidores da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) nesta sexta-feira (12). Os servidores passam a integrar o quadro efetivo da instituição e reforçarão o trabalho realizado em Manaus. A cerimônia de posse foi realizada no auditório da sede administrativa da DPE-AM, na Zona Centro-Sul, com a presença de familiares dos empossandos e membros da diretoria da instituição.
Em seu discurso, Ricardo Paiva relembrou os tempos de dificuldade da Defensoria, por conta da falta de estrutura, em meados de 2005, e fez uma comparação com os dias atuais, onde se tornou possível fortalecer a instituição com a nomeação de novos servidores.
“Quando fui para o interior, tinha apenas uma caixa de papelão, daquelas de água sanitária, e dentro havia uma resma de papel, alguns bloquinhos de anotações e um ofício que me apresentava para o juiz da comarca. Lá, consegui uma estrutura mínima com o prefeito para trabalhar, mas com a certeza que na primeira ação contra o município eu voltaria a ter somente caixa de papelão”, registrou.
“Hoje, a realidade é diferente, e isso nos dá muita alegria, sobretudo, quando vemos o crescimento da Defensoria em momento de pandemia no qual muitas empresas fecharam e pessoas perderam seus empregos. Só neste ano, nomeamos mais de cem servidores efetivos. Uma instituição forte se faz através de pessoas fortes e temos certeza que os novos servidores e servidoras que ingressam na Defensoria ajudarão a fortalecê-la ainda mais”, disse.
Discursando em nome dos servidores empossados, Carlos Augusto de Souza Marques Júnior citou a famosa frase do personagem coadjuvante das histórias do Homem-Aranha, “Tio Bem” (Benjamin Parker): “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. Ele utilizou a frase para basear seu discurso e dizer que na Defensoria, onde já atuou como residente jurídico, os servidores enfrentarão desafios, mas com o dever de ajudar a quem mais precisa.
“Cabe a nós, novos servidores da Defensoria, servir de apoio na instituição para conceder a necessária esperança e defender os direitos das pessoas que precisam de atendimento, muitas vezes, em ações contramajoritárias. É com muita honra que vamos desempenhar esse papel. Cada um fazendo sua parte para contribuir com a Defensoria Pública”, registrou.
Ofensiva
O corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, Marco Aurélio Martins, ressaltou o que classificou de “ataque institucional”, sofrido atualmente pelas Defensorias Públicas, na ação do procurador-geral, Augusto Aras, que tenta limitar a atuação das Defensorias de todo o Brasil.
“Hoje é um dia de alegria, mas precisamos falar do que está sendo discutido em Brasília. Querem tirar da Defensoria um poder que nem está sendo exercido, ainda, como deveria. A Defensoria vem incomodando, ocupando espaços e serve para mudar sistemas e dar visibilidade aos nossos assistidos”, disse Martins.
“Estamos aqui para servir a sociedade, e os novos servidores e servidoras que ingressam hoje na instituição, que têm como missão atuar em favor do assistido, é benção para quem quer atuar na missão da Defensoria. A missão de atuar em favor dos assistidos vai se tornar cada vez mais árdua. Não é fácil crescer quando se está sendo atacado e os novos servidores vão estar trabalhando direta ou indiretamente nesse universo”, ponderou.
Satisfação
Para diretor administrativo da Defensoria, Rudson Nunes, dia de posse de servidores é um momento único que reflete o caminho que a instituição está seguindo. “É com grande alegria que a Defensoria abre as portas para os novos servidores. Todos estão de parabéns por assumir esse novo compromisso. Estávamos ansiosos pela chegada de todos e todas. Queremos dizer que estamos à disposição para colaborar neste novo momento das vidas de cada novo servidor e servidora”, concluiu.
Tomaram posse os servidores e servidoras: Carlos Augusto de Souza Marques Júnior (analista jurídico de Defensoria); Aline da Silva Nunes (analista jurídico de Defensoria); Daiane Paschoalotti Lemos (analista jurídico de Defensoria); Christiane Brandão Fonseca (analista jurídico de Defensoria); Allan Itassucê Barbosa Silva Corrêa (analista jurídico de Defensoria); Odair Alan Rodrigues de Melo (analista jurídico de Defensoria); Deborah Loureiro Ohana Lavareda (analista jurídico de Defensoria); Junio Laureano de Souza Barbosa (analista jurídico de Defensoria); Daniel Ferreira Damian (analista em gestão especializado em tecnologia da informação de Defensoria – analista de sistema).
Texto e fotos: Florêncio Mesquita – DPE/AM