O defensor público-geral do Amazonas, Ricardo Paiva, deu posse a mais quatro servidores aprovados em concurso público, que atuarão em Manaus, Humaitá e Coari. A cerimônia de posse foi realizada na sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), na capital, com a presença do subdefensor geral, Thiago Nobre Rosas, do corregedor geral, Marco Aurélio Martins, e de familiares dos novos servidores.
Tomaram posse nesta sexta-feira a servidora Fernanda Chagas Teixeira, no cargo de assistente técnico, para atuação em Manaus, e os servidores para o cargo de analista jurídico Roberson Paulo da Silva, que atuará em Manaus, Victor Gabriel Fernandes Monteiro, que irá para o Polo do Madeira em Humaitá, e Kaique Henrique Cavalcante de Souza, que reforçará o quadro de servidores do Polo de Coari.
Durante a cerimônia, Victor Gabriel discursou em nome dos servidores que estavam tomando posse e afirmou que trabalhar na Defensoria é uma oportunidade de satisfazer obras de misericórdia, como “dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, vestir os nus, dar um teto a quem precisa, assistir aos enfermos e visitar os presos”. Missões alcançadas com a atuação nas áreas de Direitos Humanos, Moradia, Saúde e Prisional, por exemplo. “Sejamos corajosos nessa missão”, afirmou.
Vitor disse ainda que já trabalhou na Defensoria Pública da União (DPU) e também na DPE-AM como residente e que seu apreço pela instituição nasceu aí, junto com um propósito de vida.
Em seu discurso, o defensor geral, Ricardo Paiva, afirmou ser um dia de alegria na Defensoria por estar conseguindo dar posse a novos servidores. “Isso tem fortalecido a Defensoria. O resultado da entrada de novos servidores é mais atendimentos à população, com mais direitos garantidos”, declarou.
Paiva também ressaltou que a Defensoria é uma instituição que quer ser mais e quer estar mais próximo das pessoas que dela precisam. “Que vocês possam encontrar propósito aqui e deem o melhor de si. Podem contar conosco, porque o que a gente quer é nos colocarmos no lugar do outro”, disse.
O subdefensor Thiago Rosas declarou que todos na Defensoria ficam felizes com a chegada dos novos servidores, pois eles são esperados e desejados. “Sabemos de onde viemos e a chegada de vocês é um símbolo da evolução da Defensoria, como instituição e de atendimento. Nossa instituição é ainda voltada para o futuro e isso a torna vantajosa frente às outras instituições”, concluiu.
O corregedor geral, Marco Aurélio Martins, afirmou em seu discurso que os que trabalham na Defensoria atuam para socorrer as pessoas que não conseguem ser percebidas pelo Estado, e que às vezes nem sabem de seus direitos. “Vocês são instrumentos disso e vão oxigenar a Defensoria. Vocês serão instrumento de fazer o bem, de ajudar as pessoas. Sejam instrumentos para os assistidos, como eles são para nós”, disse.
FOTOS: Clóvis Miranda/DPE-AM