O defensor público geral, Ricardo Paiva, deu posse nesta segunda-feira (5) a dois novos servidores aprovados em concurso público. A cerimônia foi realizada na sede da Defensoria Público do Estado do Amazonas (DPE-AM) com a presença de familiares do empossando, entre eles, o defensor público aposentado Manoel Gomes Nogueira, avô de um dos servidores.
Tomaram posse Kennedy Monteiro de Oliveira e Alexander Afonso Nogueira Cavalcante, nos cargos de analista jurídico e assistente técnico, respectivamente. Também estiveram presentes o corregedor geral, Marco Aurélio Martins, e o chefe de gabinete, Nairo Aguiar.
Ao dar as boas-vindas aos novos servidores, o defensor geral, Ricardo Paiva, afirmou que a Defensoria é uma escola que vai moldando a todos os que nela trabalham, na medida em que o dia a dia apresenta a nobre missão de se colocar no lugar do outro. “Se doar para as pessoas é um pouco do que fazemos no dia a dia. A Defensoria vai apoiar vocês e espera que vocês se doem um pouco a cada dia para os nossos assistidos”, disse.
Os novos servidores contaram que se sentem felizes em tomar posse na Defensoria. “Estou muito feliz, até porque pretendo que este seja apenas o primeiro cargo. Pretendo ser um dia defensor público”, afirmou Kennedy, ao agradecer a oportunidade. “Me sinto muito feliz de estar aqui hoje e mais ainda por ter trazido meu avô para acompanhar”, disse Alexander, referindo-se ao avô, o defensor público aposentado, Manoel Nogueira.
Defensor público por 22 anos, Nogueira disse estar com uma sensação de alegria e de muito orgulho ao ver o neto tomar posse em um cargo na Defensoria.
Já o defensor geral fez questão de registrar seu agradecimento público ao ex-defensor Manoel Nogueira, que foi o primeiro com quem trabalhou, assim que ingressou na Defensoria como estagiário. “Dr. Manoel Nogueira foi quem me abriu as portas da instituição e tenho muito a agradecer a ele”, afirmou.
O chefe de gabinete, Nairo Aguiar, disse que cada chegada de servidor ou defensor é um marco de crescimento para a Defensoria e lembrou que qualquer trabalho realizado na instituição é sempre para levar justiça social às pessoas que mais precisam. “Contamos com vocês para caminharmos juntos. Enquanto estiverem na Defensoria, trabalhem felizes pensando sempre nos que mais precisam”, disse.
Para o corregedor-geral, Marco Aurélio Martins, há um encontro de caminhos no atendimento aos assistidos da Defensoria, caminhos que não se cruzam por acaso. “As pessoas com quem vocês vão encontrar estão talvez numa fase mais difícil de suas vidas, de suas caminhadas e tudo o que fazemos aqui na Defensoria reflete na caminhada dessas pessoas”, afirmou.
Fotos: Divulgação/DPE-AM