Projeto inovador colabora com a construção da política nacional que trata de conflitos de divórcio

Em Manaus, as oficinas do ‘Filhos Para Sempre’ alcançaram mais de 700 pessoas no ano de 2024.

Desde setembro de 2023, o projeto “Filhos Para Sempre” promove oficinas quinzenalmente para assistidos da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) da área de família. Criado pela 1ª Defensoria Pública de 1ª Instância de Família, o projeto oferece educação em direitos para aqueles que estão em conflitos que envolvem à convivência familiar entre pais e filhos. 

“A Defensoria Pública oferece um espaço para que pais em processo de separação ou divórcio possam aprender mais sobre seus direitos e deveres. Por meio de oficinas educativas, esclarecemos dúvidas sobre guarda, alimentos e outros temas relacionados à criação dos filhos. Assim, os pais podem tomar decisões mais conscientes e buscar soluções consensuais, com o apoio da Defensoria, sem que tenha a necessidade fazer o processo judicial”, ressaltou o defensor Helom Nunes, coordenador do projeto. 

Além do familiar que buscou o auxílio da DPE-AM, o projeto entra em contato com a outra pessoa envolvida e faz um convite para que ela também possa participar da oficina. 

“Às vezes, tem uma resistência. O pai ou a mãe não quer vir, acha que é constrangimento. Então, temos uma assistente social que liga para explicar o que é e que nos ajuda nesse processo de convencimento”, explicou o defensor. 

Em 2024 foram realizadas 14 edições do projeto e, no total, 714 pessoas compareceram. Destes, 319 assistidos passaram por audiência de conciliação e fecharam acordo após as oficinas, enquanto oito ex-casais aguardam conciliação para janeiro de 2025. Apenas 66 dos convidados participantes ingressaram com ação judicial. 

Em outubro, o projeto foi destaque no colóquio da Comissão de Métodos Consensuais de Tratamento de Conflitos (CMCTC) do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), que aconteceu em Goiânia (GO), onde o defensor Helom Nunes esteve presente e ministrou uma palestra com o tema “Educação em Direitos como pressuposto para a solução extrajudicial qualificada”, que abordou a experiência exitosa da DPE-AM. 

Próximos passos

Com o sucesso do projeto, o defensor Helom Nunes reforça que a meta para 2025 é fortalecer o processo para que possa ser replicado mais vezes, tendo em vista que o “Filhos Para Sempre” já causou impactos em nível nacional. “A existência desse projeto contribuiu para a construção da Política Nacional de Consensos e Tratamentos Adequados na Solução de Conflitos, em que a participação da Defensoria Pública do Amazonas cooperou para que o projeto fosse desenvolvido para o país inteiro”. 

“Nós vamos procurar aprimorar e, se possível, passar a fazer esses eventos também em outras atividades fora da sede da Defensoria Pública, envolvendo outras pessoas, e, ainda, expandir o projeto para outras regiões no interior do Estado”, concluiu. 

O próximo encontro do projeto está marcado para acontecer no dia 21 de janeiro de 2025, às 8h30 no auditório da sede da DPE-AM, localizada na Avenida André Araújo, 679, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus. 

Texto: Fernanda Moutinho 

Foto: Márcio Silva

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo