Atividade faz parte da campanha “Parto para Vida”, que tem a proposta de sensibilizar a população sobre as violências na hora do parto
O Comitê de Enfrentamento à violência obstétrica da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), em parceria com o Shopping Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, realizaram nesta segunda-feira (12), uma roda de conversa com mulheres e especialistas sobre o que é, como identificar e como denunciar a violência obstétrica. A iniciativa é uma das atividades da campanha “Parto para Vida”, desenvolvida durante os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.
O evento aconteceu próximo à praça de alimentação do centro de compras. Participaram da atividade as defensoras públicas Suelen Paes e Caroline Souza, que coordenam o Comitê, a promotora de Justiça Claudia Câmara, a procuradora de Contas Elissandra Freire, a doula e empresária Thati Guimarães e a enfermeira Sabrina Menezes, que também atua no Coletivo Humaniza.
Para a defensora pública Suelen Paes, a realização da roda de conversa foi um passo importante para disseminar a informação com mais pessoas e também levar educação em direitos à população.
“A nossa ideia é sensibilizar sobre o assunto e fazer com que atividades como esta avancem para que os casos de violência contra a mulher possam reduzir. E na roda de conversa, a gente procurou explicar no que consiste essa violência obstétrica, porque nem sempre as mulheres sabem como identificá-la. Então foi um momento de compartilhar história e de diálogo”, afirmou.
A defensora pública Caroline Souza, que também coordena o comitê, agradeceu a parceria com o shopping e destacou que a ideia é levar a campanha adiante até março de 2023.
Uma das convidadas da roda de conversa, a doula e empresária Thati Guimarães explicou que o trabalho da doula começa muito antes do parto e parabenizou a iniciativa do Comitê e da Defensoria em levar esse tipo de informação para a população. “Isso é de suma importância porque ainda hoje a violência obstétrica é uma realidade, infelizmente. E trazer esse assunto à tona é um grande passo para avançarmos contra o fim desse tipo de violência”, pontuou.
Exposição “Faces do Nascer”
Após passar pelos shoppings Ponta Negra e Manauara, a exposição “Faces do Nascer” está em um novo endereço: na maternidade Nazira Daou, na Zona Norte.
A exposição tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a violência obstétrica, levando informações importantes sobre a temática, com relatos reais de mulheres que enfrentaram situações de xingamentos à agressões físicas na hora do parto.
Texto: Kelly Melo
Fotos: Evandro Seixas